Inscrições para o programa Chevening Awards vão até 6 de novembro
Por Redação

Estudantes e pesquisadores brasileiros já podem se inscrever para o programa de bolsas Chevening Awards, do governo do Reino Unido, que anualmente seleciona bolsistas do mundo todo com objetivo de formar líderes e tomadores de decisão por meio de desenvolvimento profissional e acadêmico. As inscrições podem ser feitas até 6 de novembro.
A chamada para 2019 oferece mais de 1,5 mil bolsas e os candidatos podem escolher entre mais de 12 mil cursos de mestrado ofertados nas 150 instituições britânicas participantes, como as Universidades de Oxford e Cambridge, por exemplo.
A bolsa cobre taxas das universidades, passagens de ida e volta, custos de visto, subsídios para chegada, partida e estadia no Reino Unido e participação em eventos promovidos pelo Chevening Awards. Os interessados devem ter diploma de graduação e comprovar mínimo de dois anos de experiência de trabalho.
Para se inscrever, é preciso selecionar três cursos de mestrado de um ano de duração ofertados por universidades parceiras do programa. A inscrição nas universidades é de responsabilidade do aluno e deve ser feita antes do registro no Chevening Awards.
Após encerradas as inscrições, em novembro, o processo de seleção envolve conferência dos critérios de elegibilidade, submissão de certificados e cartas de referência e entrevista na Embaixada Britânica. A relação dos selecionados será divulgada em junho de 2019, e os cursos terão início em setembro do mesmo ano.
Em 35 anos de existência, o Chevening Awards contribuiu para a formação de cerca de 50 mil profissionais, como o atual presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado. De acordo com a apresentação do programa, o governo inglês incentiva a participação de pessoas com “ambição, potencial de liderança e sólida formação acadêmica”.
Para conhecer melhor o Chevening Awards, acesse o site do programa.
Fonte: UFMG