Programa ajudará estudantes a dar os primeiros passos em seus projetos na área de inovação
Por Paula Isis/SIMI
Buscando estimular a criatividade e fomentar o ecossistema de empreendedorismo entre seus alunos, o colégio Loyola, em Belo Horizonte, lançou, em 2015, em parceria com a Fundação Dom Cabral, o ILo- núcleo de inovação da instituição.
A incubadora é destinada aos jovens com idade entre 12 e 17 anos. Ela pretende estimular o desenvolvimento de ideias, ensinar como manusear as ferramentas de gestão e incentivar a criação do próprio negócio.
Em seu primeiro ano de funcionamento, a iLO teve 10 ideias submetidas. Para 2016, a incubadora recebeu 62 inscrições. Destas, nove foram selecionadas, e serão desenvolvidas até novembro. A partir de agora, os selecionados participam de várias atividades para auxiliar seus projetos.
Semanalmente, as equipes se reunirão no espaço do iLO, ambiente com recursos tecnológicos e fontes bibliográficas para auxiliar os jovens no desenvolvimento dos projetos. Além disso, os estudantes poderão conversar com mentores do Colégio Loyola e da Fundação Dom Cabral para tirar a ideia do papel e criar um modelo de negócio utilizando diversas ferramentas.
Para o aluno do 7º ano, Artur Melo, a iniciativa desperta o interesse por outros tipos de conhecimento. “A gente começa a desenvolver a inovação, a tecnologia e o empreededorismo. Eu nunca pensei em ser empreendedor, então a incubadora estimula isso na gente”, destaca o jovem que está desenvolvendo um app de carona para os alunos do colégio.
Ideias inspiradoras
Preocupados com a epidemia da Dengue, Zika e chikungunya, um grupo de alunos pretende criar um repelente caseiro contra o mosquito Aedes aegypti. Outro grupo trabalha a inclusão social. A equipe pretende criar um aplicativo que facilite a comunicação entre pessoas com dificuldades de fala e audição (surdos e mudos) por meio da tradução da linguagem dos sinais (libras).
Mobilidade é também um tema que será abordado pelos alunos. Três equipes vão trabalhar na criação de aplicativos de caronas para famílias do Loyola; uma plataforma para facilitar informações sobre ônibus (onde passam, para onde vão, pontos mais próximos e horários).
O resultado de todos os projetos será apresentado em novembro, na Feira do Conhecimento. O evento é aberto à comunidade escolar.
Fonte: