Pesquisadores do Inatel Competence Center desenvolvem tecnologia que se conecta ao Google e utiliza reconhecimento facial e de voz
Por Da Redação

Você já imaginou acordar pela manhã e, ao olhar-se no espelho, poder ter acesso a uma série de informações que possam ajudar a planejar o seu dia? A equipe de especialistas do Inatel Competence Center desenvolveu o Smart Mirror (espelho inteligente, em português) que consiste em um assistente pessoal capaz de interagir com a pessoa que está em sua frente. O usuário pode conversar com ele e consultar informações como data, agenda de compromissos, previsão do tempo, notificações do celular, entre outras funcionalidades. Além de responder, o espelho também projeta as informações.
O equipamento foi desenvolvido no laboratório voltado à PD&I em parceria com a Qualcomm, como uma demonstração de aplicação para a placa DragonBoard 410c, fabricada pela empresa. Para a criação do espelho, foi criado um software que se conecta com o Google e que utiliza tecnologias de reconhecimento facial e de voz para permitir a interação com o usuário. A solução foi demonstrada no estande da Qualcomm no Futurecom, em outubro deste ano.
Segundo o especialista Ronaldo Carlucci Neto, uma vez que o usuário faz o cadastro, o equipamento consegue ler toda sua agenda e permitir todo tipo de interação, como acesso ao Google Maps, para ajudar a dar dicas de trânsito e, até mesmo, a outros aplicativos, como Youtube, para tocar uma música. “A intenção é permitir o acesso a informações úteis que possam facilitar o nosso dia a dia”, explica.
Leia mais sobre o Smart Mirror no site do Inatel.
Para conhecer mais projetos inovadores desenvolvidos no estado, leia a coluna Ciência em Minas.
Fonte: https://inatel.br/imprensa/noticias/pesquisa-e-inovacao/3397-inatel-desenvolve-espelho-inteligente-q