Evento abordará passo a passo dos processos de incubação e promete esclarecer as principais dúvidas dos novos empreendedores.
Por Da redação
A Incultec abre suas portas para oferecer aos futuros empreendedores o curso “Conhecendo os processos de incubação”, que será realizado no dia 16 de fevereiro, às 17h, na sede da Incultec, localizada no Centro de Convergência da Universidade Federal de Ouro Preto (Campus Morro do Cruzeiro).
Os interessados devem entrar em contato através do e-mail incultec@ufop.br. O curso é gratuito e aberto a todos os públicos. Lembrando que para participar do processo seletivo da Incultec, os candidatos necessitam ter passado por essa capacitação.
Incubação
O primeiro passo do processo de incubação é chamado “sensibilização”. O Incultec procura realizar palestras, seminários e workshops sobre empreendedorismo e inovação à comunidade acadêmica e entorno. A segunda etapa é a “prospecção”: a incubadora entra em contato com grupos de pesquisa da Universidade e empresários de determinados setores e busca mostrar o trabalho do Incultec e a possibilidade de os projetos serem incubados. A terceira fase é a ‘pré-qualificação”, em que os grupos que possuem projetos mais consistentes são convidados a fazer cursos on-line e presenciais para que compreendam melhor o processo de incubação.
Depois disso, deve ser feito o envio da proposta para o e-mail do Incultec, dentro dos critérios apresentados, como a exigência de base tecnológica e/ou cultural do projeto, inovação, um plano de negócios formatado, dentre outros. Os projetos são analisados por uma banca externa e, se preciso, enviados a especialistas. Uma vez por semestre, as propostas que alcançam uma pontuação que garante a entrada na incubadora são convidadas a fazer uma apresentação de dez minutos para a banca externa.
A soma da pontuação entre a avaliação escrita e a oral determina a classificação ou não das propostas. Os projetos permanecem na incubadora durante um período médio de dois anos e recebem consultorias, assessoria em planejamento técnico e empresarial, infraestrutura física (escritórios, salas de reunião, telefone, acesso à internet, suporte em informática), de serviços e capacitação.
Segundo a gerente do Incultec, Naiara Pacheco, as empresas podem ser incubadas virtualmente devido à distância até a sede. Após esse período, a empresa é graduada. “Oferecemos uma infraestrutura básica, mas o essencial para o início de um empreendimento. Para abrir uma empresa, essa infraestrutura tem um custo muito alto, e o Incultec proporciona isso de forma gratuita”, ressalta.
Com informações de UFOP
Foto: Google Maps and Google Earth
Fonte: Incultec/UFOP