É preciso focar no seu cliente com experiências incríveis. A inteligência de dados vem para transformar as relações entre clientes e produtos
Por Alysson Lisboa

O ID 360, evento realizado pela Buscar ID transformou o Mineirão, em Belo Horizonte, em espaço de debate e muito networking sobre marketing digital e suas facetas. Especialistas palestraram e fizeram uma grande discussão sobre como podemos e precisamos inovar.
Caio Calado, especialista em Chatbot na Take e um dos palestrantes, apresentou dados sobre os ganhos exponenciais e falou sobre como startups pequenas estão impactando indústrias já consolidadas. “A Tesla hoje já vale mais que a Ford, uma empresa secular frente a outra que tem 14 anos de vida.”
Rodrigo Nascimento, CEO da Buscar ID, falou sobre a importância do trabalho com dados para gerar informações e tomadas de decisão mais focadas na vontade do cliente. “É importante hoje entender onde está o cliente e como podemos abordá-lo. O que faz a gente escolher entre uma marca e outra?”, questionou.
Busca por voz
O modo como buscamos informações ou procuramos algo na internet, até 2020, vai mudar radicalmente. Estima-se que faremos 50% das buscas por meio da voz. O modo como “navegamos” nas páginas será totalmente transformado em poucos anos. Isso é possível pela qualidade e acerto dos sintetizadores de voz como o Alexia da Amazon e Google Home.
Os serviços estão ficando invisíveis e cada vez mais simples. A inteligência artificial vai facilitar nossa vida e permitirá uma interação entre bots de modo quase transparente. A BIA (Bradesco Inteligência Artificial) realiza inúmeras ações com qualidade e rapidez.
Mas como tornar nosso site mais relevantes nos buscadores? Steve Wiideman palestrou no evento e trouxe informações relevantes sobre técnicas de SEO para melhorar a resposta de busca no Google. O especialista ressaltou que o crescimento de tráfego orgânico se dá com a soma de ótimas ferramentas técnicas e a análise sobre o que seu usuário está buscando até chegar a você.
O ID 360 mostrou, acima de tudo, que as pessoas não serão substituídas por máquinas, mas terão nos dados e sua inteligência artificial um forte aliado. A análise e o uso de dados vão requerer dos especialistas em marketing um novo modo de trabalhar. É o fim do achismo, como o próprio slogan do evento ressaltou.
Inteligência sem medo
Stéfany Mazon, especialista da IBM, fez uma explanação sobre a evolução da inteligência artificial e apresentou soluções da empresa para que qualquer pessoa possa começar a utilizar a nova tecnologia. Os APIs nas áreas de marketing, setor bancário e saúde fazem coisas que até pouco tempo não poderia se imaginar. São acessíveis e fáceis de usar.
Transformações radicais
Não vamos mais tocar em telas e daremos comandos de voz para quase tudo. O marketing também vai mudar de modo radical, com pesquisas mais apuradas e entregas no exato momento que o consumidor procura pelo produto. Temos que ser cada vez mais rápidos. Para se ter ideia, os vídeos precisam atrair a audiência em, no máximo, três segundos. Para um vídeo ser bem acessado você precisa começar dizendo por que você faz isso, como você resolve esse problema e só depois você apresenta algo para vender. Essa técnica conhecida como Golden Circle foi idealizada pelo especialista Simon Sinek. No futuro que já começou é preciso reter o consumidor com boas histórias, mas lembre-se: histórias são feitas de gente!
Palestraram também no evento Rafael Rez, que apresentou o tema “Hackeando o cérebro: crescimento baseado no comportamento dos clientes”. Ele trouxe diversos insights sobre comportamento humano e como agir de acordo com o pensamento desse consumidor. Braulio Medina falou sobre “Data Driven Growth – Métricas-chave e Hacks Essenciais para o crescimento de negócios”. Segundo o especialista, medir é fundamental para priorizar o que dever ser feito com os clientes. O que você não mede não se pode melhorar.
O ID 360 deixou os 900 participantes bastante tocados no que se refere ao novo marketing que está surgindo. Uma comunicação cada vez mais estratégica, baseada em dados, mas com total satisfação e experiência do cliente. O evento foi, com certeza, um marco que deixa para trás o marketing baseado em insights para um marketing baseado em dados.
Confira cobertura da TV Simi:
Confira galeria de fotos:
Fonte: