Programa selecionou 125 startups em todo país para a etapa final de ciclo de aceleração
Por Paula Isis/Simi
Na última segunda-feira, 11 de julho o InovAtiva Brasil divulgou a lista das 125 startups selecionadas para a segunda etapa do ciclo de aceleração 2016. Das 125, 11 carregam no DNA as riquezas das Minas Gerais. A partir de agora, as equipes selecionadas receberão mais sete semanas de mentoria e capacitação online.
As startups Aduana Web Soluções, AS31 – QualiSticker, Capta Money, Forleven, Inova GS, KCollector, NETResiduos, nextAgro, OncoTag, Peça Agora, Portal TroCar e Spark Telecom irão carregar a bandeira de Minas Gerais.
Após ter sua startup divulgada como uma das finalistas, Artur Gontijo, CEO da nextAgro, destaca que um dos móvitos da empresa passar para a etapa final do programa está nas mentorias que a equipe recebeu de empreendedores acima da média. “Foram vários dias dedicados a desenvolver as atividades do programa e também a estudos sobre os conteúdos passados. Já estamos focados em aproveitar ao máximo a Etapa 2, para chegarmos ao Bootcamp Final e Demoday de São Paulo confiantes em atrair a atenção de investidores para nossa startup”, afirma.
Antes do Demoday InovAtiva, previsto para o dia 29 de agosto, os grupos contarão com dois dias de treinamentos intensivos. Durante o Demoday, as startups apresentarão seus negócios em uma das maiores bancas de startups do país.
O Secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Vinicius de Souza, destacou que esse será o maior Demoday já realizado pelo InovAtiva. “O nosso desafio sempre foi realizar um programa em larga escala sem perder a qualidade das startups selecionadas, é isso que garante o interesse dos investidores e das grandes empresas que são convidadas para as bancas”, disse. Ele afirmou que um ponto fundamental para isso foi ter um comitê de avaliação diversificado e de alto nível, com especialistas.
“A medida que as empresas vão avançando no programa, aumentam os desafios para permanecerem nele e, claro, se manterem no mercado”, destaca o presidente do Sebrae, Guilherme Afif.
TI e Comunicação é o setor predominante de 2016
Entre as startups selecionadas, o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) predominou: um terço das finalistas trabalham com esta área. Leandro Carioni, diretor do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação CERTI, chamou atenção para o estágio de desenvolvimento dos produtos dessas empresas, apesar do pouco tempo de operação. “Pela primeira vez conseguimos atingir o número de 125 Startups na etapa 2, isso demonstra o nível de qualidade das empresas participantes no ciclo. A maioria das startups selecionadas existe há menos de três anos. No entanto, 45 delas já estão com produtos no mercado”, ressalta.
Clique aqui e confira lista completa das startups selecionadas.
*Com informações da Ascom
Fonte: