Instituições vão capacitar jovens para atuarem como monitores em telecentros, espaços abertos para o uso da internet pela população
Por Redação
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) prorrogou até o dia 29 de março o prazo que os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) possam aderir ao Programa Nacional de Formação de Agentes de Inclusão Digital (PNAID).
Serão selecionadas instituições de ensino integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para a realização do Curso de Agentes de Inclusão Digital. Os institutos vão capacitar jovens de todo o Brasil para atuarem como monitores nos telecentros, espaços com computadores conectados à internet e abertos à população.
As atividades serão desenvolvidas na modalidade a distância, em sua região de atuação, e envolvem tutoria, orientação aos projetos comunitários, avaliação e certificação dos alunos participantes. Os monitores receberão uma bolsa no valor de R$ 400.
O curso terá duração de 10 meses e carga horária de 480 horas. Os selecionados vão elaborar um projeto voltado à comunidade onde está inserido o telecentro, além de dedicar duas horas diárias ao atendimento do público que frequenta o local.
Foram escolhidos 791 telecentros de todo o país, que vão indicar os jovens que farão o curso. O IF de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte foi selecionado para estruturar e elaborar o curso de formação do programa e disponibilizar a plataforma tecnológica para a realização das atividades de capacitação.
Dúvidas podem ser sanadas com a Coordenação de Formação da Secretaria de Telecomunicação do MCTIC, pelo e-mail cofor@mctic.gov.br.
Fonte: