Palestra realizada durante a SEMMAP apontou os processos de inovação da empresa brasileira
Por Renato Carvalho/SIMI

O segundo dia da Semana Professor Marcos Pinotti de Engenharia Mecânica e Inovação (SEMMAP), que está sendo realizada na Escola de Engenharia da UFMG, teve palestras focadas em veículos elétricos, motores de eficiência energética e a inovação na Embraer.
O diretor do Centro de Engenharia e Tecnologia de Minas Gerais, da Embraer, Mário Lott, apresentou como funciona a inovação dentro da empresa. No TOP 3 mundial no ramo, a Embraer leva o tema muito a sério e conta com vários programas de incentivo à inovação.
Segundo Lott, a empresa fornece um ambiente propício para que a criatividade dos funcionários trabalhe em prol da inovação. “A melhor forma de se ter inovação é ter pessoas motivadas para fazer coisas novas. A partir de um direcionamento e um ambiente propício, coisas maravilhosas acontecem”, explicou.
Ele conta, ainda, que a Embraer chegou no nível em que está pelo trabalho produzido internamente. “40% do que é colocado nos aviões vem de inovações da empresa, de trabalhos feitos por gente nossa”, contou.
Feira de Exposição
Na manhã do segundo dia da SEMMAP, a Escola de Engenharia recebeu a feira de exposição da escola de programação e robótica Buddys. Adolescentes apresentaram seus trabalhos e mostraram o que já aprenderam sobre desenvolvimento.
Os projetos vão desde desenvolvimento de jogos, sites a aplicativos utilitários. A jovem Isabela Prates, de 13 anos, criou um jogo de perguntas e respostas em que é preciso dosar para manter dinheiro, escola, curtição e o bem-estar com os pais em alta. Cada resposta leva a uma reação, positiva ou negativa. “Eu ficava muito tempo à toa e resolvi fazer o curso. Gosto muito de linguagens e penso em fazer Ciência da Computação no futuro”, disse.
Já Marcelo Mayrink, 15, contou que sonha em empreender e ter sua própria empresa. Por isso, ele aproveitou uma plataforma gratuita de desenvolvimento de sites e criou o seu. Além de gostar de design e ter interesse em trabalhar com isso, Marcelo promete vender camisetas em seu portal. “Aprendi a desenvolver e me organizar melhor”, disse.

SIMI 10 ANOS
Nesta quarta-feira, às 9h30, o SIMI vai realizar uma mesa-redonda em comemoração aos seus 10 anos. Além do debate, vai haver uma homenagear ao professor Marcos Pinotti por sua contribuição ao desenvolvimento da ciência mineira. Não fique de fora! Faça sua inscrição aqui!
Confira galeria completa do segundo dia do evento:
Fonte: