Quase 70 participantes se dedicaram a 54 horas de desenvolvimento de produtos
Por Redação

Itabira, município mineiro da região do Médio Piracicaba, foi a segunda cidade brasileira a receber o Startup Weekend Maker, evento que incentiva os participantes a colocarem as mãos na massa e entregarem um produto já em funcionamento. O evento foi realizado no campus da Unifei na cidade. A primeira edição brasileira do evento foi realizado na também mineira Itajubá.
Foram quase 70 participantes, que trabalharam bastante durante 54 horas e se dedicaram ao desenvolvimento de soluções. Depois dessa maratona maker, o primeiro lugar ficou o grupo Aquatec, que criou um dispositivo de monitoramento remoto por meio de sensoriamento de rede de água.
.jpeg)
O segundo lugar ficou com a equipe Lhama Automotivo. O grupo apresentou um hardware que permite a análise remota do uso de veículo e traz uma conexão gamificada entre condutores. Já no terceiro lugar ficou o grupo Cardiobeat, que criou um eletrocardiograma pessoal portátil.
Segundo a organizadora do evento, Denise Alvarenga, Itabira, que tem como característica econômica a dependência pela mineração, precisa investir na cultura maker se quiser alcançar a diversificação econômica.
Diferença
A diferença desse tipo de evento Maker para o Startup Weekend tradicional é que a versão ‘mão na massa’ requer que os participantes entreguem seus produtos já funcionando. Já na versão tradicional, as soluções propostas e apresentadas são apenas modelos de negócios.
Fonte: