Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasItajubá adota tecnologia de st...

Itajubá adota tecnologia de startup mineira para mobilidade urbana

Bikes elétricas, equipadas com dispositivo da Verth, estão sendo utilizada pela Guarda Municipal da cidade


Por Redação

Crédito: Verth/Divulgação

Recentemente a Guarda Municipal de Itajubá, no sul de Minas, passou a contar com a tecnologia para facilitar o trabalho. O orgão de segurança pública recebeu duas bicicletas e cinco veículos com rastreadores que possuem a tecnologia da parceira Verth Tecnologias e Serviço, startup da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT).

As bicicletas, que são fabricadas pela empresa Moveyourlife, têm rastreadores conectados à central de monitoramento, o que permite acompanhar remotamente, inclusive via smartphone, a localização de cada uma delas.

A Verth entra com os equipamentos, os softwares e a manutenção dos links. A central fica na sede da startup, nas dependências da INCIT, mas a Prefeitura da cidade poderá fazer o acompanhamento pelo website da empresa. No momento, a implantação da tecnologia da startup faz parte de um projeto piloto, que terá duração de três meses.

“Isso é apenas uma parte do nosso projeto, que envolve uma série de medidas e ações para introduzir o conceito de ‘cidade inteligente’ em Itajubá por meio da utilização da Internet das Coisas (IoT)”, explicou o sócio proprietário da Verth, Alexandre Rennó Siqueira. Ainda segundo ele, o objetivo é formatar, para o município, um plano de IoT para ser implementado, conforme a necessidade da prefeitura.

Rennó também destacou que a utilização das bicicletas elétricas trará muitos benefícios ao município porque facilitará o trabalho dos guardas municipais, com a utilização de energia limpa. “O interessante é que essas bicicletas têm tecnologia assistida, motor de 350 watts, com seis marchas – ela auxilia o condutor em situações difíceis, como em subidas”, destacou.

Fonte:

Cesta De Compras