Criado por um professor universitário de Uberaba, o game ensina empreendedorismo de maneira prática
Por Redação
Já imaginou aprender tudo sobre empreendedorismo de forma lúdica? É essa a proposta do professor universitário, Eduardo Jardel Veiga Gonçalves, e coordenador de extensão no IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro), em Uberaba, ao criar o jogo Empreendedorismo Guru.
No game, os estudantes assumem o papel de empreendedores e trabalham em equipes para fazer uma empresa evoluir em cinco dimensões: equipe, produto, recursos, competitividade e mercado. Para acompanhar a evolução da empresa, cada grupo recebe uma ficha da startup, onde registram tudo o que acontece no negócio durante o jogo. Além disso, cada participante escolhe uma Classe de Empreendedor, que é o papel que terá em sua equipe: líder, visionário, guardião, estrategista ou desbravador.
A partir daí, eles podem acessar o site do jogo e escolher quais ações empreendedoras – trabalhos práticos apresentados pelos estudantes ao longo do jogo pelos quais as equipes são recompensadas com pontos para evolução da empresa – querem realizar.
Sempre que uma empresa completa pontuação em todas as dimensões de evolução do negócio e atinge um novo nível, é sorteado um evento no “Baralho de Eventos”, que são acontecimentos que afetam de forma positiva ou negativa o desenvolvimento da empresa e estão fora do controle dos empreendedores.
O mecanismo de gamificação do Empreendedorismo Guru está disponível no site, e tem sido testado e validado há quase dois anos em algumas turmas (cursos técnicos e superiores) como uma ferramenta para dinamizar as aulas da disciplina de Empreendedorismo.
O ideal é que cada professor adapte a dinâmica sempre que julgar necessário. A regra de ouro é: manter o jogo dinâmico e divertido, mesmo que para isso seja necessário adaptar qualquer regra.
Fonte: G1 – Triângulo Mineiro