Liderados por Alunos do Inatel, projeto deve envolver mais de 400 alunos do ensino fundamental
Por Redação
A recepção aos novos alunos do Inatel no primeiro semestre de 2017 ultrapassou os limites do campus e resultou em uma ação social que promete movimentar não só Santa Rita do Sapucaí, mas também atingir muitas pessoas através das redes sociais. Trata-se de uma maratona de empreendedorismo, conhecida como Startup Z.
Organizada pela empresa júnior da faculdade e com o apoio do Núcleo de Orientação Educacional do Inatel e o trabalho de alunos veteranos e dos calouros, o objetivo do programa é mobilizar cerca de 400 estudantes, de 11 a 15 anos, do Ensino Fundamental II da Escola Municipal José Ribeiro de Carvalho, no Bairro Recanto das Margaridas, em Santa Rita do Sapucaí.
“A ideia foi integrar os calouros com a experiência de ajudar o próximo de uma maneira empreendedora, aprendendo conceitos de empreendedorismo, e ainda tendo como recompensa ver o resultado do trabalho mudar a vida de pessoas”, disse o estudante de Engenharia Biomédica José Andere Carneiro, diretor do Núcleo de Projetos Sociais e Promoções da Empresa Júnior do Inatel ao portal da instituição.
Objetivo do programa
Para atingir o objetivo, os alunos lançaram uma campanha de financiamento coletivo. Para o desenvolvimento da campanha, os veteranos e calouros passaram por diversas atividades de integração e preparação. Entre elas, um bate-papo com empreendedores e músicos da região que falaram sobre as experiências em Crowdfunding, o financiamento coletivo, que vem ganhando espaço no Brasil. “Eu adorei começar a faculdade assim. A gente chega sem conhecer muita coisa e atividades como essas ajudam na integração. O mais bacana é ver não só os alunos, mas toda a faculdade envolvida em prol de ajudar outras pessoas em um projeto que pode melhorar problemas da sociedade”, disse o aluno Rafael Vieira do Nascimento, calouro de Engenharia da Computação.
Startup Z
O Startup Z é um evento de empreendedorismo social para jovens. A primeira edição foi realizada em agosto de 2015 e envolveu 80 estudantes do Ensino Fundamental de Santa Rita do Sapucaí, com a mentoria de 22 profissionais. Na oportunidade, foram apresentados 11 projetos das mais diversas áreas e três deles foram escolhidos como os mais viáveis do ponto de vista mercadológico. Desta vez, o número de participantes esperado é de, pelo menos, cinco vezes mais.
Fonte: