Empresa que atua na formação de professores, já tem clientes como o grupo Ânima
Por Paula Isis/SIMI

A startup mineira Kanttum, de Uberlândia, que atua na formação de professores, acaba de receber investimentos de R$ 1,6 milhão. Os recursos foram alocados pelo fundo de venture capital da Cedro Capital e por um investidor estratégico, que acompanhou o desenvolvimento da empresa nos últimos seis meses.
Criada em 2014, durante a Copa do Mundo no Brasil, a startup, que no primeiro modelo de negócio seria uma espécie de Netflix, vai usar o aporte para desenvolver e acelerar seu desenvolvimento. O principal objetivo neste momento é triplicar a base atual de clientes, que inclui nomes como Ânima, Insper e Cultura Inglesa, até 2019.
A startup tem uma plataforma que oferece diversos serviços para capacitar professores de instituições de ensino. Por meio dela, os profissionais conseguem gravar aulas, realizar autorreflexão, mentoria, feedback, rúbricas – construção de protocolos de observação de aula, review – histórico de evolução dos professores etc. em tempo real.
De acordo com Maria Eugênio, diretora acadêmica da Cultura Inglesa, empresa que utiliza a solução da startup, a plataforma é inovadora e “nos permite elaborar um processo sustentável de desenvolvimento do professor com gravação de aulas e feedback consistente”. Ainda de acordo com Maria Eugênio, o processo é enriquecido pela identificação e compartilhamento de best practices (boas práticas)”.
Pablo Sales, CEO da Kanttum, afirma que o aporte será muito importante para a empresa, mas que todo o processo da rodada foi bastante produtivo. “O processo levou quase seis meses. Nele, tivemos de desenhar o plano de negócio e ainda teve o período de avaliação da Cedro.”
Aporte promete triplicar a base de usuários
Pablo Sales explica que o aporte vai impulsionar não só o desenvolvimento de novas ferramentas na plataforma, mas também a criação de setores que ainda não existem na empresa.
“Nosso objetivo com o investimento agora é criar uma área de serviços educacionais, trazendo pessoas especializadas em educação e em formação de professores. Queremos levar mais que tecnologia, mas serviços educacionais de qualidade, além de a escola formar os mentores e professores.” O CEO também prevê um aumento na base se usuário com o investimento. “Iniciamos o ano com 10 mil professores. Queremos triplicar a base de clientes e de usuários. Nosso objetivo é virar 2019 com 30 mil professores na base”, aponta.
Sobre a ampliação da empresa, Sales diz que vai reforçar sua equipe. Vamos criar a área de marketing, vendas e desenvolvimento”, comemora.
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