Oito foram escolhidas em processo seletivo e agora participaram da etapa de definição de projeto e deverão se tornar startups
Por Redação
No começo desta semana teve início a edição de 2017 do Laboratório de Ideação do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), no Vale da Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí (MG).
As futuras startups escolhidas terão pela frente três meses de mentorias, treinamentos e atividades de modelagem de negócios, envolvendo Design Thinking e Customer Development, para testar e simular suas ideias.
O objetivo da ideação é ajudar a lapidar a ideia inicial e transformá-la em um projeto consistente para solucionar o problema proposto. Posteriormente, o negócio pode ser acelerado ou incubado.
As equipes
As oito equipes selecionadas foram: Drogômetro (premiada na 35ª Fetin), Solar Loop, Bicicletar e Med Mask, CURTA JÁ , Gotech, Ecoshower e Neurobrinq. Foram privilegiados projetos que solucionam grandes problemas globais e que para isso envolvem tecnologias exponenciais, como internet das coisas, robótica, manufatura 3D ou Inteligência Artificial.
Ideias que viram negócios
O Laboratório de Ideação é um programa voltado para estimular a criatividade e iniciar um processo de inovação. Nele, quem pretende empreender, deseja testar uma ideia, criar um conceito ou precisa prototipar um modelo de negócio encontra recursos para isso. O espaço onde está baseado o laboratório foi estruturado para ser um modelo completo de fábrica de prototipagem de ideias, ao mesmo tempo que funciona como um Fab Lab acadêmico e profissional e como um espaço de co-working.
Fonte: