InicialBlogNotíciasLançamento da Arena de Negócio...

Lançamento da Arena de Negócios FINIT movimenta comunidade inovadora em BH

Durante evento de lançamento, realizado no Espaço CentoEQuatro, foram anunciadas a Demolatam e a edição 2017 do movimento 100 Open Startups

Por Paula Isis/SIMI

Evento que acontece entre os dias 9 e 13 de novembro, irá reunir startups, grandes empresas, estudantes, pesquisadores e demais profissionais das áreas de tecnologia e inovação no Expominas, em Minas Gerais
Credito: Gabriel Maciel/Sectes

Uma noite que consolidou o estado de Minas Gerais como o lugar certo para inovar. Durante a noite de ontem, 23 de agosto, mais de 300 pessoas se reuniram no Espaço CentroEQuatro, sede do SEED, para celebrar a iniciativa pioneira do governo, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), que irá reunir eventos nacionais e internacionais na capital mineira no mês de novembro.

A arena de negócios FINIT, que acontece entre os dias 9 e 13 de novembro, irá reunir startups, grandes empresas, estudantes, pesquisadores e demais profissionais das áreas de tecnologia e inovação no Expominas. A arena irá abrigar três eventos que acontecem de forma simultânea: a Campus Party, a DemoLatam e a edição 2017 do movimento 100 Open Startups.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, abriu o evento reafirmando o compromisso do governo em investir no ecossistema local e de transformar Minas na maior potência da área no cenário nacional. “Um dos pilares da nossa economia tem sido a aposta nesse ambiente digital, inovador. A gente tem feito aqui, em BH, um modelo único, pois temos investido direto nas startups”, destaca.

DemoLatam
O diretor geral da Startupi, Geraldo do Santos, apresentou ao público como será a edição da DemoLatam – a conferência latino-americana e destacou a importância da feira que promove o desenvolvimento de negócios entre empresas e grupos de investidores. “As grandes empresas estão de olho nas startups porque elas estão desenvolvendo coisas que ainda não conseguem realizar”.

Após a palestra, Geraldo se uniu ao empreendedor, Rodrigo Cartacho, Fundador da Sympla, e Fábio Povoa, investidor Anjo e Co-fundador da Movile, que coincidentemente acabou de investir na empresa do Cartacho. O trio debateu o ecossistema de Startups na América Latina e falou sobre desafios e oportunidades para investidores e empreendedores. Durante o painel, Rodrigo afirmou que Minas Gerais vive um dos melhores momentos, pois além de possuir a maior comunidade de startups do Brasil, o San Pedro Valley, o governo tem apoiado realizando diversas ações, como a FINIT.

Lançamento da arena de negócios da FINIT

Movimento 100 Open Startups
O movimento 100 Open Startups, que define, a partir de um processo de interação com as empresas participantes do projeto, como Algar Telecom, Cemig etc, as 100 startups mais atraentes do mercado para receber investimento. As startups selecionadas participarão de desafios temáticos, em busca de soluções para a sociedade e mercado, que serão propostos pela rede de grandes empresas do país. Durante a FINIT, o movimento realizará o ranking de 2017.

Rafael Levy, fundador do movimento, afirmou que “as grandes empresas, como as que participam do nosso movimento, estão se relacionando cada vez mais com as startups em busca de soluções para os problemas internos”, ressaltou.

Além disso, durante o painel “Grandes Empresas e Startups cocriando inovações”, Frederico Ribas Soares, da Cemig, afirmou que a empresa está participando do 100 Open Startups para trocar informações com as startups, além de oferecer parcerias e oportunidade de cocriação para os problemas que serão colocados na mesa durante o desafio.

Startups já podem fazer inscrições para o movimento. Clique aqui e confira todas as informações.

Campus Party
Além da DemoLatam e do movimento 100 Open Startups, o público da FINIT também terá acesso a Campus Party. Realizado pela primeira vez no estado, a Campus é considerada a maior experiência tecnológica do mundo nas áreas de ciência, criatividade, games, empreendedorismo e entretenimento digital.

Ao final do evento, os empreendedores presentes tiveram a oportunidade de conversar, informalmente, com os investidores e representantes de grandes empresas.

Confira cobertura da TV Simi: