Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasLavi: facilidade para portador...

Lavi: facilidade para portadores de paralisia cerebral

O app permite que o usuário, com necessidades especiais e que não fala por limitação da paralisia, expresse por meio das ilustrações o que quer fazer e o que precisa.


Por AGÊNCIA GESTÃO CT&I

App brasileiro facilita comunicação dos portadores de paralisia cerebral

A tecnologia trazida com os aplicativos para smartphones proporcionou melhorias em diferentes aspectos do cotidiano, principalmente, na forma de se comunicar. Até mesmo pessoas que possuem mais dificuldade de interagir podem ser beneficiadas. Entre elas, os portadores de paralisia cerebral.

Estudos apontam que no Brasil, de cada 1.000 crianças nascidas vivas, sete tem esse tipo de paralisia. Os dados estimam cerca de 30 mil a 40 mil novos casos por ano. Nesse cenário, foi criado o aplicativo “Laví”, capaz de ajudar pessoas com paralisia cerebral, facilitando a comunicação dos mesmos com a família e cuidadores.

O app permite que o usuário, com necessidades especiais e que não fala por limitação da paralisia, expresse por meio das ilustrações o que quer fazer e o que precisa. As ações são ativadas pelo simples toque com a emissão do áudio da respectiva atividade. Além dessas tarefas, o aplicativo também oferece opções da demonstração de sentimentos: feliz; triste; doente e cansado.

A ideia e desenvolvimento partiu de alunos do Projeto Brazilian Education Program for IOS Development (BEPiD) da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), em Manaus (AM). O estudante do 4º período de Engenharia da Computação da Faculdade Fucapi, Kevin de Oliveira, explicou que o app foi criado para ser usado no smartphone e no tablet.

No formato voltado para IPhone (smartphone), o aplicativo é direcionado para cuidadores e familiares que podem monitorar os pacientes/usuários de maneira personalizada e simplificada. “Já no tablet, a pessoa com paralisia cerebral pode acessar o app para indicar aos seus cuidadores e familiares qual atividade ou qual necessidade gostaria que o ajudasse, tal como: tomar banho; Ir ao banheiro; dormir; beber água; ler; brincar; comer; assistir TV; abraçar; escutar música’, detalhou.

O aplicativo já está disponível gratuitamente na app store para IoS. No meio do ano que vem, a ferramenta terá conteúdo em seis idiomas: português, inglês, espanhol, japonês, russo e chinês para atingir o maior número possível de pessoas que precisem no mundo.

*Com informações da Fucapi e Gestão CT&I

Fonte:

Cesta De Compras