Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasLegislação específica deve fac...

Legislação específica deve facilitar a inovação no país

Professor Evaldo Vilela e a advogada Nizete Araújo debateram sobre o incentivo à pesquisa e inovação durante a Semmap


Por Renato Carvalho/SIMI

Professor Evaldo Vilela e Nizete Araújo elevaram o nível do debate
Crédito: Renato Carvalho/SIMI

O quinto e último dia da Semana Prof. Marcos Pinotti de Engenharia e Inovação (SEMMAP) contou com palestras de diferentes áreas. Além de abordar a impressão 3D, internet das coisas, drones, entre outros, o evento recebeu o presidente da Fapemig, professor Evaldo Vilela, e Nizete Araújo, advogada, para debater o incentivo à pesquisa e inovação.

Nizete abordou o tema de uma ótica legislativa, explicando sobre o Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação. Segundo ela, a inovação não é um ato isolado e depende da ação de muitos fatores e o incentivo em vários aspectos.

Já o professor Evaldo Vilela destacou que a tecnologia é uma aliada do bem-estar social. “Ciência gera tecnologia, que gera a inovação.” No entanto, para ele, a lei não favorece o desenvolvimento científico e tecnológico. “A esperança é que haja uma melhoria com o marco”, disse.

Evaldo apresentou as dificuldades no desenvolvimento de pesquisas no Brasil. “Não fazemos pesquisa só porque gostamos, mas porque fazer pesquisa cria valor para a sociedade”. Ele completou que é importante que doutorandos e outros pesquisadores tirem seus projetos de teses e gerem negócios. “Por isso é importante a tríplice hélice, governo, empresa e pesquisa para gerar inovação”, finalizou.

Feira de Startups

Pela manhã, a SEMMAP trouxe ao público uma feira de startups no hall do auditório da Escola de Engenharia. Seis empresas apresentaram seus negócios, fizeram networking e ajudaram a inspirar os estudantes a empreender.

Thaís Vitória e Milena Castro, da Gran Moar, apresentaram a startup no período da manhã
Crédito: Renato Carvalho/SIMI

Entre elas esteve a Gran Moar, uma startup sustentável que aproveita o descarte da produção de cerveja. O grão do malte, após ser fervido e descartado, é utilizado pela empresa para produzir uma farinha rica em vitaminas. A startup comandada por Thaís Vitória e Melina Castro venceu a última edição do Startup U, programa de empreendedorismo do Núcleo UFMG.

Outra startup presente foi a Bluelux, um aplicativo de controle e gestão do uso de iluminação e dispositivos eletrônicos. Formada no Departamento de Ciência da Computação, o negócio promete otimizar o uso da energia e economizar recursos.

Com uma proposta de empoderar mulheres nas áreas tecnológicas, a She’s Tech também marcou presença, representada por sua fundadora, Ciranda de Morais. A iniciativa tem como pilares inspirar, engajar e capacitar mulheres para que ganhem cada vez mais espaço na área.

Fonte:

Calendar

julho 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Cesta De Compras