Fortalecer diálogos com a juventude simulando uma empresa real: esse é o espírito do programa que já começa a funcionar em 120 escolas de Minas
Por Alysson Lisboa/SIMI
Parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), Secretaria de Educação (SEE), Fapemig e a ONG Junior Achievement, o Meu Primeiro Negócio começa a decolar. Durante dois dias, professores e diretores das escolas contempladas na primeira fase estiveram em Belo Horizonte para receber treinamento e tirar dúvidas de como vai funcionar a ação.
Esse é mais um programa do Minas Digital, que selecionou as 120 escolas da primeira etapa. Serão impactados 3,6 mil alunos, 480 voluntários e 120 professores. Durante o edital, mais de 300 escolas fizeram as inscrições para participar. As próximas fases do Meu Primeiro Negócio querem triplicar até o final do ano que vem o número de instituições de ensino atendidas.
A proposta é promover a cultura empreendedora dos alunos do ensino médio das escolas públicas. Para a secretária de Educação do governo, Macaé Evaristo, “a parceria entre a Sedectes e a SEE vai de encontro com o objetivo das pastas em gerar novos saberes e olhares sobre a educação”, reforça Macaé. Como os jovens podem empreender? Como podem transformar suas ideias em negócios? Para a secretária Macaé, a proposta é tornar realidade a ideia empreendedora dos alunos, e o governo quer atuar nesta direção.
Expectativa dos alunos
Saionara Tanure, professora da Escola Estadual José de Haas, da cidade de Araçuaí, foi uma das contempladas na primeira fase do programa. A professora não esconde a expectativa. “Espero que o programa possa aproximar os alunos do mercado de trabalho. Eles estão muito interessados e ansiosos para começar a colocar a mão na massa”, completa Saionara.
Será que podemos avançar e ampliar o potencial criativo das nossas crianças? Será que possível avançar em novos meios de produção, nova sinergia e uma nova economia? O programa busca exatamente isso. Dar aos alunos oportunidade de contato com cursos que vão abrir a cabeça e tirar as ideias do papel.
Para o secretário da Sedectes, Miguel Corrêa, o foco é desenvolver uma mentalidade empreendedora nos jovens. “Iniciativas como essa são pioneiras no mundo e estamos muito confiantes.” Além do Meu Primeiro Negócio, o secretário ressaltou os outros programas que farão parte de todo o percurso dos jovens que buscam empreender em Minas Gerais, como o Startup Universitário – que será lançado em breve – e o programa de aceleração de startups Seed, que já está na quarta rodada.
Como será o programa?
As escolas receberam os kits e os trabalhos já começam a ser desenvolvidos em setembro. Nas primeiras semanas, os alunos terão aulas técnicas e, posteriormente, começam a desenvolver seus produtos. A proposta é que eles consigam gerir uma empresa em todas as suas etapas. Captação de recursos, compra de matéria prima, fluxo de caixa, marketing e vendas. Serão 30 alunos em cada uma das 120 escolas.
Brenda Santos da Junior Achievement, empresa parceira do Governo de Minas Gerais no projeto, explica que os professores estão recebendo treinamento para que possam atuar ativamente na ação. A metodologia é aplicada durante 12 semanas e os alunos serão capazes de desenvolver o modelo de uma empresa dentro da escola. A Junior Achievement está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Ao todo, mais de quatro milhões de jovens já participaram dos programas de empreendedorismo desenvolvidos em sala de aula por voluntários.
Para saber mais sobre o programa clique aqui. e assista a cobertura da Tv Simi:
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