Local será utilizado para a realização de testes e desenvolvimento de produtos do setor
Por Redação
A cidade de Itajubá, localizada no sul de Minas Gerais, vai sediar o maior complexo para a inovação no setor elétrico da América Latina. O projeto é fruto do investimento de R$ 425 milhões realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com financiamento do BNDES, e pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Cemig e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
A previsão é de que o complexo entre em operação em 2020, atendendo o setor da indústria elétrica e eletrônica, como a realização de testes de alta alta-tensão, alta potência, elevação de temperatura, ensaios mecânicos, entre outros serviços que atualmente são oferecidos, de maneira limitada, pelo mercado internacional.
Um exemplo disso é a usina de Belo Monte, que importa equipamentos de transformadores da Europa. Com a ausência de laboratórios para a realização de testes, o desenvolvimento de produtos em território nacional fica limitado.
O complexo contará com um edifício de 60 mil metros quadrados, denominado módulo C, onde serão realizados os testes, e, ao todo, o laboratório ficará em uma área de 216 mil metros quadrados. O projeto, iniciado em 2015, deve atrair o interesse de empresas nacionais e internacionais do setor elétrico.
Fonte: