Na 16ª edição, competição terá etapa regional com projetos de toda a América Latina
Por Pedro Matos/SIMI
Estudantes de todo o Brasil já podem se inscrever na Imagine Cup 2018. O lançamento oficial da competição ocorreu ontem, dia 14 de dezembro, no edifício Dom Cabral, em Belo Horizonte. O evento foi promovido pelo Microsoft Innovation Center PUC Minas (MIC) e contou com a presença de professores, estudantes e referências da área de tecnologia e inovação.
Durante o lançamento, Rodrigo Dias, gerente de Programas Acadêmicos e Startups da Microsoft Brasil, apresentou algumas das tecnologias exponenciais que surgiram nos últimos anos e as mudanças que ocorreram no mercado e no mundo empresarial, além de explicar os detalhes da Imagine Cup.
“A principal missão da competição é transformar projetos acadêmicos nas próximas startups. A gente quer fomentar essas novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas nas salas de aulas e conectá-las com a plataforma da Microsoft, mostrando que existe um caminho bem direto entre o que é produzido na academia e o mercado empreendedor”, explica Rodrigo Dias.
Para participar da Imagine Cup 2018, o interessado precisa ser estudante, de qualquer instituição, e ter mais de 16 anos. Ao realizar a inscrição a equipe precisará produzir um pitch, de no máximo 10 minutos, apresentando a ideia e explicando como a computação em nuvem ajudará na solução. Também deverá submeter uma breve descrição do projeto e um protótipo executável. O conteúdo será revisado por uma equipe de juízes que utilizará critérios descritos nas regras oficiais.
O valor total do prêmio em viagens e créditos de nuvem é de mais de US$ 700 mil. Para 2018 foram adicionados três prêmios especiais, de US$ 15 mil cada, para competições específicas em categorias que representam o que há de mais avançado em transformação digital: Inteligência Artificial, Big Data e Realidade Mista.
Outra novidade desta edição é que as equipes brasileiras disputarão uma final regional, envolvendo equipes de toda a América Latina, ao contrário das últimas edições que tiveram uma final nacional. Os 3 projetos vencedores da etapa regional vão concorrer com outros do mundo inteiro na final da competição que será realizada em Seattle (EUA), no mês de julho.
Para saber mais sobre a Imagine Cup 2018, clique aqui.
Fonte: