Aplicativo foi criado durante a Virada Digital, em São Paulo, no fim de maio
Por Redação
A Microsoft criou o aplicativo “Espaço Livre” para traçar o “mapa da homofobia” a partir de denúncias de agressões físicas ou verbais contra a comunidade LGBT. O aplicativo foi desenvolvido pelos funcionários do Instituto Eldorado em parceria com a multinacional e o site Catracalivre. O app está disponível para as plataformas Android e Windows Phone.
Com o “Espaço Livre” os usuários podem registar diretamente em um mapa o ponto específico do fato ocorrido. Os dados coletados produzem um mapa de calor que identifica os pontos mais violentos de cada região. A ideia é replicar a aplicações para registrar também casos de estupro.
Para utilizar o aplicativo, não é necessário cadastro, o acesso é anônimo. O usuário precisa apenas posicionar o marcador de localização no mapa e então selecionar o tipo de agressão, podendo ser física ou verbal. Assim que o registro for efetuado, a informação estará disponível para todos os usuários do app, que podem receber mensagens e avisos sobre ataques em tempo real.
*Com informações de Agência Gestão CT&I
Fonte: