Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasMídia Parque vai beneficiar Zo...

Mídia Parque vai beneficiar Zona da Mata

Cataguases receberá amplo espaço para acolher um estúdio de cinema e televisão, estúdio de áudio, laboratórios de animação e cenotecnia.


Por Polo Audiovisual da Zona da Mata

Entre as boas novas para 2016 anunciadas na Mostra Polo, destaca-se a implantação do MIDIAPARQUE – USINAS DIGITAIS EM REDE, com estrutura para produção de conteúdos audiovisuais e multimídia, com equipamentos de última geração voltados para atender as demandas de empreendedores de micro, pequenas e médias empresas da Região e de todo Estado de Minas Gerais.

Fruto de uma parceria entre o BH-TEC – Parque Tecnológico de Belo Horizonte e a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata, o Projeto foi vencedor no Edital Usinas Digitais, do Ministério das Comunicações, concorrendo com outros 80 candidatos de todo o país.

Para o diretor-presidente do BH – TEC, Professor Ronaldo Pena, o sucesso da iniciativa se deve em boa medida ao arranjo institucional e produtivo que sustenta o Projeto: “ao reunir o Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, Secretaria de Estado da Cultura, Codemig, UEMG, UFMG, Sebrae, conseguimos fortalecer uma proposta que potencializa os setores produtivos do audiovisual e de tecnologia em nosso Estado”.

“Nós vamos instalar, em Cataguases, no amplo espaço onde hoje já funciona o Estúdio-Escola Fábrica do Futuro, uma nova estrutura para acolher um estúdio de cinema e televisão, estúdio de áudio, laboratórios de animação e cenotecnia, aceleradora de projetos e empresas, uma verdadeira usina de criação e produção, articulada em rede com o outro centro instalado no BH-TEC, em Belo Horizonte”, explica Cesar Piva, diretor executivo da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual.

O Prefeito de Cataguases, Cesar Samor, ressaltou a parceria da gestão municipal com o Polo Audiovisual: “Nós fizemos um Projeto de Lei que concede para a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual a utilização por 30 anos do terreno onde será instalado o MIDIAPARQUE” que já foi encaminhado a Câmara Municipal para sua aprovação.”

Angelo Oswaldo 3Por fim, o Secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo, elogiou o trabalho de referência do Polo Audiovisual para o desenvolvimento de uma nova economia em Minas Gerais. Destacou especialmente que o Governo de Estado pode contribuir em parceria com a Prefeitura Municipal de Cataguases e o Polo Audiovisual na recuperação e reabertura do Cine Teatro Edgard. “O que vemos aqui é um trabalho exemplar de território de desenvolvimento. Portanto, precisamos ampliar os espaços para exibição dos filmes, toda essa produção realizada no âmbito do Polo precisa de canais de exibição. O Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Cultura pode atuar nesse sentido, em parceria, por exemplo, com a CODEMIG – a Companhia de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, que tem hoje um programa de recuperação e criação de salas de cinema no Estado. O Cine Teatro Edgard é um patrimônio histórico, arquitetônico e cultural de Cataguases e Minas Gerais”.

Fonte: poloaudiovisual.org.br

Cesta De Compras