Programa do Governo Federal bateu recorde de inscrições
Por Da redação
O InovAtiva Brasil, programa de aceleração de startups, recebeu inscrições de 1.372 empresas nascentes de base tecnológica, o que representou quase o dobro das edições anteriores. Até 300 startups serão selecionadas para o primeiro Ciclo de Aceleração ainda em 2016. O programa oferece capacitação em empreendedorismo inovador, mentorias individuais com executivos e investidores experientes por até cinco meses e conexão direta com potenciais investidores, clientes e parceiros.
Os setores que mais se destacaram foram os de tecnologia da informação e comunicação (447 projetos) e serviços (270). O InovAtiva Brasil tem, porém, um perfil multissetorial e recebeu propostas de startups de saúde (130), comércio (92), agronegócio (58), energia (44), infraestrutura e construção civil (30), eletrônicos (29), entre outros.
Segundo o secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcos Vinícius de Souza, novos parceiros estratégicos contribuíram para o crescimento no número de projetos submetidos. O Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) fortaleceu a divulgação e captação de projetos em todo o Brasil. Outro parceiro é o Facebook, que irá integrar 14 startups em cada ciclo ao seu programa de apoio a startups, o FbStart.
Outra grande conquista foi a ampliação do programa para todo o território nacional. Este ano foram enviadas submissões de todos os estados brasileiros, com exceção do Amapá. As unidades federativas com o maior número de projetos submetidos foram São Paulo (240), Santa Catarina (234), Minas Gerais (128), Paraná (117) e Rio de Janeiro (82).
O secretário do MDIC lembrou, porém, que o maior crescimento veio de regiões que participaram pouco nos anos anteriores, com destaque para o Ceará (dez projetos em 2014 e 80 em 2015), Distrito Federal (crescimento de 12 para 74), Amazonas (aumento de 12 para 50), Paraíba e Maranhão (ambos sem nenhum projeto em 2014, tiveram, respectivamente, 49 e 29 inscrições este ano). Ao todo, foram recebidos projetos de 239 municípios brasileiros.
*com informações do MDIC
Fonte: