No último sábado, 10/11, movimento mostrou os trabalhos desenvolvidos e fez muita gente “botar a mão na massa”
Por Paula Isis/SIMI

Imagine participar de uma oficina para criar um game para vídeo-game? Legal, não é mesmo? E se você pudesse desenhar, a mão, uma escultura em 3D? Isso são apenas alguns exemplo do que os participantes do Finit Festival puderam fazer no último sábado, 10 de novembro, na Mini Make Faire – mostra que celebra a cultura maker, expondo as invenções e a criatividade dos markers (fazedores).
A feira foi um momento de inspiração para pais e crianças que puderam conhecer um pouco mais dessa cultura, além de colocarem a mão na massa. Para Diego Marques, estudante do ensino fundamental da rede pública de Belo Horizonte, a feira mostrou que você pode fazer o que quiser. “Nunca imaginei que pudesse desenvolver um game durante uma oficina e quando vi, já tinha feito”, comentou entusiasmado.
Yara Marques, mãe do estudante, ficou deslumbrada com o que viu. “Meu filho estuda em escola pública e essas questões tecnológicas não são trabalhadas. Eu achei a feira fenomenal. Este primeiro contato foi muito bom para ele”, destacou.
A Mini Maker Faire reuniu 42 expositores e estima-se que 2.500 pessoas visitaram os estandes. Para Márcia Andrade, responsável pela Mini Maker Faire, “esta 2ª edição foi sensacional! O festival de invenções e criatividade que realizamos em BH foi um grande marco da economia criativa e do movimento “maker”, apontou.
Márcia também destacou a participação de famílias, crianças, estudantes, inventores, pesquisadores e muitos outros visitantes que não queriam ir embora do local. Para 2019, a expectativa é de crescimento, realizando a feira em dois dias para fazer um festival ainda maior.
“Promover a popularidade e envolvimento de qualquer pessoa de qualquer idade com a tecnologia e inovação é a nossa maior gratificação”, finalizou Márcia Andrade.
Em Belo Horizonte, a Mini Maker Faire é realizada pela FIEMG e P7 Criativo.
Quer saber mais sobre a cultura maker e como ela pode impactar a vida de crianças, adultos e adolescentes? Então aperte o play no vídeo da TV SIMI.
Confira fotos da feira:
Fonte: