Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasMinicurso gratuito de desenvol...

Minicurso gratuito de desenvolvimento de aplicativos para jovens

Projeto “Saberes D’Avó” tem como intuito codificar conhecimentos dos idosos na forma de jogos digitais


Por Da redação

 Integrantes do projeto Saberes D’Avó na cidade de Prados-MG em sua etapa final

Idealizado pelo departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), o projeto “Saberes D’Avó” tem como intuito ensinar programação a jovens para que eles possam incluir na plataforma as histórias e conhecimento de seus antepassados. As informações, na forma de jogos digitais, serão usados por alunos do ensino fundamental.

Após duas edições na modalidade presencial, o projeto terá sua primeira edição à distância, em plataforma online. Durante o minicurso, os alunos produzem um aplicativo do tipo quiz (perguntas e respostas) de acordo com as experiências dos idosos.

Para o desenvolvimento do app, os alunos terão que entrevistar seus avós ou algum idoso para coletar dados sobre sua experiência de vida. É importante que os idosos compreendam o papel fundamental que eles têm com contribuição de suas experiências de vida para o aprendizado dos mais jovens.

Serão selecionados os primeiros 50 alunos a se inscreverem.

Quem pode se inscrever?
O minicurso é destinado aos jovens com idades entre 12 e 18 anos. Para participar o aluno precisa ter computador com acesso à internet e ter rotina para realizar as atividades no tempo proposto. O curso tem duração de um mês e terá início no dia 12 de abril.

Inscrição:
As inscrições vão até o dia 9 de abril, e no dia 10 os alunos selecionados serão comunicados via e-mail. Os interessados devem preencher o formulário, disponível no link.

Avaliação:
Os alunos responderão uma prova online e irão entregar um aplicativo finalizado. Depois de concluir as tarefas e atingir os critérios mínimos para avaliação, receberão um certificado de participação do projeto.

Para saber mais acesse: facebook.com/projetosaberesdavo

Foto: divulgação

Fonte:

Cesta De Compras