Evento será em Belo Horizonte, de 10 a 12 de novembro
Por Franco Serrano/SIMI
O Museomix é uma maratona criativa internacional feita por entusiastas da cultura, da tecnologia e da inovação. O projeto incentiva, a partir de ideias criativas e de ferramentas tecnológicas, os participantes a imaginarem e construírem dispositivos inovadores de mediação entre acervos e visitantes.
Em Belo Horizonte, que sedia o evento de 10 a 12 de novembro, o projeto foi lançado em 27 julho, no MM Gerdau, onde o público confere algumas das atrações tecnológicas, construídas pelo próprio museu e pela Faculdade Newton Paiva, numa parceria com o Circuito Liberdade para a realização da maratona.
Esta maratona criativa será realizada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), por meio do Circuito Liberdade, e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência,Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes). O projeto conta também com a parceria da Embaixada da França no Brasil, do BDMG Cultural, do Centro Universitário Newton Paiva e das faculdades UNA e Uni-BH, além de empresas e entidades.
Aquecimento
No dia 19 de agosto, no Fab Lab da Newton, aconteceu o Minimix, evento-teste do Museomix, que recebeu programadores, designers, experts em conteúdo, makers, comunicadores e mediadores que puderam acompanhar um pocket de todas as etapas da maratona em apenas um dia.
No dia 23 de agosto é a vez do 2º Apéromix, um bate-papo sobre o Museomix com a presença de embaixadores globais do programa. Marialya Bestougeff, Christophe Monnet, Célia Ligeon vão debater tecnologia, cultura e inovação, além de trazer as experiências passadas na França para agregar ainda mais conhecimento aos participantes do Museomix MG.
Museomix
O projeto teve origem na França, em 2011, e desde então já foi realizado em oito países e 43 museus. Com duração de três dias, o evento é feito por uma comunidade que busca construir um museu aberto, conectado e participativo.
Para participar do Museomix, em novembro, inscreva-se aqui.
Fonte: