InicialBlogNotíciasBrasileiros vão para Londres c...

Brasileiros vão para Londres conhecer cases de políticas públicas para a inovação

Imersão faz parte do programa Acelerador de Políticas Globais de Inovação, fruto de parceria entre Wylinka e Nesta

Integrantes do MDIC, MCTIC, BDMG, entre outros, foram para Londres conhecer instituições e políticas do Reino Unido
Crédito: Nesta/Divulgação

A Wylinka, em parceria com a agência Nesta, levou representantes de importantes instituições do ecossistema de inovação brasileiro para conhecer cases de políticas públicas já implementadas com sucesso no Reino Unido. A visita a Londres, realizada de 19 a 23 de novembro, faz parte do programa Acelerador de Políticas Globais de Inovação (GIPA, da sigla em inglês), que consiste em um estudo nacional de políticas públicas para a inovação que pela primeira vez está sendo realizado no Brasil.

Integrantes do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), SEBRAE, entre outras instituições, receberam capacitação e mentorias ministradas pelo Nesta e pelas demais organizações parceiras do programa, como a Innovate UK, 100% Open, Oxentia, University of Manchester e Uscreates.

Desde o início da parceria, anunciada em agosto, a Wylinka tem desenvolvido um minucioso estudo do ecossistema brasileiro, entrevistando os principais atores que interagem com o desenvolvimento de políticas públicas e identificando seus principais desafios.

A partir dele, já foram promovidas discussões presenciais sobre as principais forças e oportunidades do país quanto à inovação, além da validação dos dados levantados para a inclusão de novos pontos relevantes apontados por cada criador de política pública envolvido.

O programa seguirá ao longo do primeiro semestre de 2019, com o desenvolvimento de protótipos de políticas públicas relevantes para o ecossistema nacional de inovação e contará com mais um encontro em Londres em Março.