A comunidade Colmeia comemora um ano de atuação. Coworking já ficou pequeno para tantas ações que envolvem empreendedorismo no Triângulo Mineiro
Por Alysson Lisboa/SIMI
Equipe envolvida no Colmeia em Uberlândia: Lugar de conexões e novas ideias
Crédito: Divulgação/Colmeia
Não, Uberlândia não é a Terra do Uber, mas tem um DNA voltado à inovação e ao empreendedorismo, com certeza! Prova disso é o crescimento da comunidade que busca fomentar ações de apoios a negócios de impacto e com potencial de rápido crescimento.
Depois que o Lemonade, programa de pré-aceleração, desembarcou na cidade, no segundo semestre de 2016, cinco equipes participantes do evento se reuniram para continuar trabalhando juntos. Como a sorte acompanha sempre quem trabalha, a comunidade recebeu o convite da Algar Telecom e Granja Marileusa para que fizessem a gestão de um espaço colaborativo na cidade. “A empresa tinha um espaço ocioso e ofereceu para que nós, sem custo, fizéssemos a gestão do local”, afirma a líder de projetos da Colmeia, Jeniffer Medeiros
Então, em março de 2017, a Comunidade assumiu a gestão do espaço de coworking Eureka, localizado no bairro Granja Marileusa. “De lá para cá, passamos de cinco para 25 startups associadas. Foram mais de 20 eventos, mais de 4 mil pessoas impactadas, dois programas de pré-aceleração (envolvendo 50 startups), hackathons, cursos, workshops, meetups, happy hours”, completa Jeniffer.
O Seed também desembarcou na cidade e realizou um meetup para apresentar o programa de aceleração do Governo de Minas. Várias outras ações são esperadas para o primeiro semestre de 2018 entre elas cursos e hackatons, além da ampliação do espaço. “Hoje a gestão do Eureka é realizada por sete colaboradores e diariamente mais de 50 pessoas passam pelo espaço buscando informações sobre cursos e como validar ideias”, comemora a líder de projetos da Colmeia, Jeniffer Medeiros.
Outras informações sobre a comunidade,clique aqui.
Fonte: