Aplicativo foi desenvolvido para plataformas Android e estará disponível para download em breve
Por Redação

A mestre em Música pela UFMG, Débora Lins, em parceria com o Departamento de Ciência da Computação, desenvolveu um jogo interativo destinado a crianças com hipersensibilidade sonora e características dos transtornos do neurodesenvolvimento.
Chamado de Sêntimus, o game é uma proposta digital musical que traz características importantes para o tratamento da hipersensibilidade auditiva. Tal condição é caracterizada por incômodo e repúdio a sons específicos e atrapalha o convívio social e o bem-estar. É mais comum em crianças, principalmente autistas ou que apresentam algum outro distúrbio neurológico.
O objetivo principal do jogo é estourar balões, apertando a tela do celular. A cada balão estourado, mais pontos o jogador vai conquistando e, à medida que os objetivos são cumprindos, a intensidade do som ambiente aumenta.
O jogo é dividido em quatro fases: Fase 1 – Aprendendo a Mecânica; Fase 2 – Festa de Aniversário; Fase 3 – Fantasmas; e Fase 4 – Relaxamento. O Sêntimus foi desenvolvido para sistemas Android e, em breve, poderá ser baixado gratuitamente por este site.
A criação do game foi parte da dissertação de mestrado de Débora no Programa de Pós-graduação em Música UFMG, intitulada “Sêntimus: um jogo digital musical para crianças com hipersensibilidade sonora e características dos transtornos do neurodesenvolvimento”.
Fonte: