Competição coloca robôs autônomos para disputar partidas de futebol
Por Redação

Um robô criado pela Equipe de Desenvolvimento em Robótica Móvel da Faculdade de Engenharia Mecânica (Edrom), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), será um dos representantes brasileiros na competição mundial de robótica, que acontecerá entre 16 e 22 de junho, em Montreal, no Canadá.
Batizado de Sakura, o robô humanoide vai competir no torneio que coloca robôs autônomos para disputar partidas de futebol. Atualmente, Sakura está passando pelos ajustes finais, mas o robô já é considerado o nono melhor do mundo na categoria Teen Size, que contempla robôs de 80cm a 140cm.
Desenvolvido por 13 alunos sob a orientação do professor Rogério Sales Gonçalves, o robô utiliza inteligência artificial para realizar os movimentos e buscar os objetivos do jogo, sem que nenhum humano utilize qualquer tipo de controle remoto para orientá-lo.
Competição
Organizada pela Robocup Federation, a Robocup 2018 Montreal tem como objetivo incentivar o avanço nas áreas de inteligência artificial e robótica. A iniciativa tem a ambiciosa missão de ser capaz de criar um time de robôs capaz de vencer os humanos campeões da Copa do Mundo de 2050.
Na edição deste ano, 35 equipes vão participar da competição, que deve contar com o trabalho de 4 mil pessoas e o envolvimento de 5 mil robôs.
Assista abaixo ao vídeo que demonstra os principais movimentos do robô:
Fonte: G1