Mais de 30 mil pessoas passaram pelo evento e puderam conhecer projetos das universidades, escolas e centros de pesquisa
Por Alysson Lisboa/SIMI
Quando ciência, pesquisa e empreendedorismo se juntam boas coisas acontecem. Mas quando essa união se dá em um lugar agradável, como o Circuito Praça da Liberdade, em um fim de semana de sol, as famílias chegam e a curiosidade toma conta de todos. Durante três dias, o Inova Minas Fapemig levou para a praça os avanços da inovação e da ciência. Competição de robôs, oficina de matemática, museu itinerante e mostra de ciências. Os museus e o entorno da praça foram tomados pelas famílias. Balões, pipoca, música e intensas atividades durante todo o dia.
Quatro trabalhos vão para a Finit
No Museu das Minas e do Metal – MMM Gerdau diversos projetos foram apresentados. Durante o workshop, os participantes receberam treinamento de pitch e os quatro projetos que mais se destacaram ganharam o direito de expor suas soluções durante a Finit – a feira mais inovadora da América Latina, que será realizada no Expominas, de 31 de outubro a 5 de novembro. As selecionadas foram: Design instrucional e inovação das metodologias de ensino jurídico; Análise econômica da aplicação da telessaúde na triagem da retinografia diabética nos centros hiperdia do Estado de Minas Gerais; Uso de jogos como atividades de fixação e revisão de conteúdos de literaturas de língua portuguesa e sensores de baixo custo para monitoramento ambiental em tempo real e detecção de estresse em plantas.
“A ciência descobre como funciona a natureza e todos esses programas lançados no Inova Minas na Praça da Liberdade servem para fazer a aproximação entre a ciência e a sociedade”, afirmou o professor Evaldo Vilela, presidente da Fapemig e responsável pelo evento. Ele ressaltou o interesse crescente dos jovens pela ciência, inovação, conhecimento. “Valorizar o protagonismo do jovem é muito necessário”, completou Vilela.
Unindo o empreendedorismo e a ciência
Muita gente ainda acha que a ciência é um lugar isolado e o que o cientista está dentro dos laboratórios produzindo conhecimento apenas. A nova ciência, e o evento Inova Minas prova isso, aproxima as startups dos centros de pesquisa. “Os jovens hoje não estão perseguindo riqueza. Eles estão perseguindo um protagonismo e o Inova Minas é uma vitrine para isso”, finaliza o professor.
Tarcísio de Souza de Belo Horizonte, ex-aluno da PUC Minas, e Aparecida Fernandes estiveram no evento para apresentar o projeto Feedback em Saúde. O jogo, que ensina crianças a correta utilização de remédios, é uma ampliação do projeto que começou com visitas a hospitais, principalmente aos pacientes que são crianças e portadoras de doenças crônicas. Maury Meirelles, professor de Engenharia Elétrica da PUC Minas e sua aluna Thais Linhares: “É muito bom ver as coisas saindo do laboratório e ajudando pessoas”

A ciência de mãos dadas com a sociedade
Resolver problemas das pessoas e melhorar a qualidade da vida de amputados por meio da ciência e da tecnologia. Prótese robótica para membros superiores com rede neural artificial embarcada. Esse o nome do projeto do professor Maury Meirelles, doutor em Engenharia Elétrica e professor da PUC Minas em Contagem. O protótipo saiu do laboratório de robótica e inteligência artificial da PUC Minas Contagem e ganhou muita atenção dos visitantes. A tecnologia usa redes neurais que convertem sinais elétricos que, captados e tratados, permitem movimentos de uma prótese. Thais Linhares, aluna do professor Maury comemora o sucesso do projeto. “Você cria um conhecimento que é bom para o mundo. O que você aprende não vai ficar somente para você. Podemos ajudar as pessoas”, completa.
Portal de Periódicos de Minas Gerais
Durante o Inova Minas, foi lançada a plataforma digital para períodos. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Fapemig, realizou um detalhado trabalho de mapeamento das revistas científicas do Estado que, agora, estarão reunidas em um só local. Com o lançamento, Minas Gerais torna-se o primeiro estado a elaborar uma “política de periódicos”.
Confira a cobertura da TV Simi:
Confira galeria do evento:
Fonte: