Alunas desenvolveram um app que conta a história de 30 mulheres brasileira que tiveram um papel ativo na sociedade
Por Redação

Estudantes do terceiro ano da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) foram premiados com bolsas de iniciação científica junior na UFMG. O grupo desenvolveu um aplicativo que apresenta a biografia de pelo menos 30 mulheres brasileiras que tiveram uma participação ativa na sociedade, como Anita Garibaldi e Dandara dos Palmares.
“No início de 2018 surgiu a ideia de criarmos um grupo de estudo feminista para pesquisarmos sobre as mulheres que foram importantes na história do Brasil. Desenvolvemos o projeto e nos inscrevemos para apresentar no UFMG Jovem. Me sinto realizado profissionalmente, pois o projeto tomou uma proporção maior do que era esperado’, detacou o professor de sociologia e orientador do projeto, Frederico Lopes.
Além de contar a biografia das personagens, o aplicativo tem um quiz de interação, que estimula uma nova forma de aprendizagem. “O app nos traz o conhecimento do nosso passado, de mulheres que lutaram no seu dia a dia, para que hoje todos nós tivéssemos o direito e o acesso às coisas básicas. Queremos também, através do projeto, alcançar a igualdade. Acreditamos que com as informações contidas nas biografias das personagens consigamos alcançar o objetivo”, comemora a estudante, Julia Braga.
Segundo os estudantes, o objetivo é ampliar o número de biografias. A meta é registrar a vida de pelo menos 50 mulheres.
Fonte: