Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasNúcleo em Uberaba cria projeto...

Núcleo em Uberaba cria projeto que ensina programação para crianças

Code Club Brasil UTEC oferece aulas gratuitas de programação para crianças a partir dos 6 anos


Por Paula Isis/SIMI

A molecada está mesmo conectada. Algumas crianças nem bem aprenderam a andar e já ficam encantadas por um tablet. O lado positivo é que essa geração, ligada na internet, está mais bem informada e relacionada. Com o objetivo de transformar essas crianças consumidoras em produtoras de tecnologias, a Associação de Empresas de Tecnologia da Cidade de Uberaba (UTEC) acaba de lançar o Code Club Brasil UTEC, uma rede mundial de clubes de programação para crianças.

A missão do Code Club Brasil é fazer com que as crianças, de 6 a 13 anos, da rede pública e privada, tenham a oportunidade de aprender a programar, ressalta uma das idealizadoras do projeto, Michelli Maldonado. “Isso contribuirá diretamente na difusão do raciocínio lógico. A ideia é criar diversos clubes de programação na cidade de Uberaba”, explica.

Inicialmente, foram criadas seis turmas com 25 alunos cada, em parceria com o “Projeto dos Meninos e Meninos”, uma iniciativa tem como objetivo principal a capacitação de crianças e adolescentes para ingresso ao mercado de trabalho. Com o Code Club, as crianças terão aulas semanais e gratuitas de programação.

Ainda de acordo com Michelli, todo o material didático será fornecido pelo Code Club Brasil e as aulas serão ministradas por professores voluntários. “Nós já tivemos um primeiro contato com as crianças e o encontro foi muito produtivo. Elas superaram as nossas expectativas e se mostraram muito interessadas em aprender tudo sobre programação”, conclui.

Segundo Guilherme Romero, técnico em eletrônica e também idealizador do projeto, alunos dos cursos de sistemas de informação de várias faculdades da cidade já fecharam parceria com a UTEC para as aulas. “Estamos muito satisfeitos com o projeto e acreditamos que, com essa contribuição, poderemos ajudar na construção de um futuro mais promissor para essas crianças”, destaca.

Para a mediadora do Núcleo de Tecnologia – UTEC, Anna Paula Batista, o desenvolvimento de projetos sociais dentro dos núcleos é uma conquista muito grande. “Essa é uma sementinha que o Núcleo de Tecnologia está plantando. Temos certeza que em breve teremos grandes programadores no mercado de trabalho, que passaram por esse projeto”, analisa.

*Com informações da ACIU
Mais informações no site: aciu.com.br

Leia também:
• Cobertura SIMI FOMS: confira tudo o que rolou no evento
• Currículo: mais de 1800 cursos gratuitos para dar um up na carreira
• Tecnologia proporciona mais segurança para as mulheres nas ruas
• MBA com metodologia inspirada em Harvard e Kellogg é oferecido Minas
Simi entrevista CEO da plataforma de cursos online de Harvard e MIT 

Fonte:

Cesta De Compras