Confira dicas de como internacionalizar sua startup e veja lista de países que estão de portas abertas para receber o seu negócio
Por Alysson Lisboa e Caroline Marques/SIMI
O Facebook surgiu como uma ferramenta para conectar estudantes de Harvard, faculdade que Zuckerberg estudava. O projeto com foco local ganhou o mundo rapidamente. Mas internacionalizar uma startup não é algo tão simples como parece. Hoje (29) foi dia de debater o assunto. O Palco principal do evento (Feel the Future) abriu as discussões trazendo diversos especialistas. Fabiany Lima, fundadora da TimoKids, levantou uma questão importante, a cultura. Não são todos os produto que podem ser expandidos para qualquer pais. Temos, além do idioma, características que não se aplicam a todas as culturas. Outra observação importante para levar em conta são os impostos e os critérios regulatórios.
Algo que pode medir a chance de sucesso na expansão do seu negócio fora do país é seu grau de inovação. Quanto mais inovador for o seu projeto, maior será a chance de sucesso em outros países. Entrar em mercados tradicionais de serviços pode ser um risco.
3 dicas para pensar sobre a internacionalização de sua startup:
1 – Produza conteúdo com temáticas atemporais e que não estão ligadas a uma cultura específica. No universo infantil, por exemplo, é possível trabalhar temas genéricos como cidadania, amizade, amor etc.
2 – Observe o número de downloads ou acessos fora do Brasil. Tais indicativos apontam carência do seu produto em outros mercados, mesmo com a barreira do idioma.
3 – Você tem condições de expandir? Seu negócio irá precisar de ação local. Alguns dos sócios está disposto a mudar de país, mesmo por algum tempo? Você precisa entender a cultura daquele país.
Países que estão de olho em sua startup
Quando você pensa em levar sua Startup para outro país, qual o primeiro lugar que vem a sua cabeça? Provavelmente você pensou no Vale do Silício, não é mesmo? Porém, existem outros lugares que estão de portas abertas para receber e investir em seu negócio.
Este foi o assunto discutido no espaço Startup & Makers, no quarto dia do Campus Party. Conheça o que o Reino Unido, o Canadá e a Suécia têm a oferecer para o crescimento da sua startup.
Reino Unido Maria Angélica representante da UK Trade & Investment, do Reino Unido.
– O Reino Unido é considerado o segundo país mais inovador do mundo.
– Innovate UK: programa de aceleração do Reino Unido
– O governo oferece incentivos à empresários que investem em startups, como redução de impostos. E ainda investe em consultoria para os novos empreendedores.
– Programa Seed Enterprise: benefício para quem investe em startups menores.
– Tem o maior número de aceleradoras da Europa.
– Soft Landing: coworking a preço de custo para quem vai para o país, mas não tem onde ficar.
– É o destino número um de investimentos estrangeiros na Europa.
– 78 empresas brasileiras estão no Reino Unido.
– Sistema de visto que beneficia a mão de obra qualificada, estudantes internacionais, investidores e empreendedores.
Canadá Todd barret, governo de Ontário, Canadá
– O país possui uma das menores alíquotas de impostos para se fazer negócios na América do Norte.
– Silicon Valley North pelo fato de empresas como Microsoft e Amazon terem lá se estabelecido no país.
– Mars: maior centro de empreendedorismo urbano da América do norte. Grandes empresas estão no centro, localizado em Ontário.
– Fácil acesso aos principais centros financeiros do mundo. Centenas de voos saem diariamente para diversos países.
– Centro de ensino de empreendedorismo: Cluster de Waterloo, Cluster de Ottawa e Cluster da Grande Torando.
– Quase um terço da mão de obra é formada por trabalhadores que criaram suas próprias empresas.
Suécia Elsa Stefenson, conselho de comércio e investimento da embaixada da Suécia.
– Estocolmo é a segunda cidade do mundo em número de Unicórnios (‘startup’ com um elevado potencial de crescimento em pouco tempo e com uma avaliação de 1 bilhão de euros), perdendo apenas para o Vale do Silício.
– Spotify, Skype, King.com, são algumas das empresas que nasceram na Suécia e são internacionalmente conhecidas.
– Foco em exportação, já que é um país pequeno.
– Os suecos cresceram com a cultura de resolver problemas, pensar fora do quadrado.
Cobertura fotografica da Campus Party 2016: 4º Dia
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