Palestra dos mineiros da DesignThinkers Group destacou a importância de entender as demandas dos clientes e buscar melhorar sua experiência
Por Renato Carvalho/SIMI
Um dos grandes desafios das empresas tem sido gerar valor para seu cliente. Elaborar produtos e serviços com foco na experiência do consumidor é uma das alternativas para estreitar os laços e gerar empatia.
Os mineiros Eduardo Loureiro e Eduardo Rigotto, da DesignThinkers Group, fizeram palestras na Campus Party Minas Gerais e abriram a mente do público quanto à experiência de usuários com a qual as empresas devem se preocupar.
Segundo Loureiro, projetar o serviço ou produto com base nas necessidades do cliente traz um impacto muito claro para as empresas. “Entender a demanda do cliente faz você atendê-lo melhor e isso vai fazer a empresa vender mais, atingir metas de forma mais rápida e ter mais sucesso”, explicou.
Para fazer isso, ele deu duas dicas. Primeiramente é preciso envolver as pessoas da organização de forma colaborativa. “É preciso trabalhar de forma diferente para entregar um valor diferente.” Em segundo lugar, é preciso sair do escritório. “Vá até as pessoas, aplique técnicas de pesquisa para entender qual o perfil e comportamento dela. A partir disso você vai entender como se pode gerar valor nos momentos em que essa experiência cai”, disse Loureiro.
Por aqui no Brasil o Design Thinking ainda está engatinhando, apesar de já ter melhorado nos últimos anos. “Na Europa já é muito bem estabelecido. As empresas já entenderam que gerar valor para o cliente é uma estratégia muito boa. Quem não faz isso está ficando para trás”, finalizou.
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