Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasPesquisadores desenvolvem sist...

Pesquisadores desenvolvem sistema óptico para linhas de transmissão

Sistema trabalha com eficiência máxima no transporte de energia e proporciona mais segurança às comunidades do entorno


Por Paula Isis/SIMI

Atualmente, as linhas de transmissão e subtransmissão de concessionárias de energia operam abaixo da capacidade plena devido à falta de mecanismos de controle. Além disso, oferecerem também riscos às comunidades em seu entorno.

Com o objetivo de solucionar tais problemas, cientistas do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações da Cemig criaram o SOMLT – sistema de monitoramento óptico para linhas de transmissão.

O SOMLT trabalha com eficiência máxima no transporte de energia, além de proporcionar mais segurança à população que vive próxima das linhas, pois detecta rapidamente o rompimento de cabos.

De acordo com os pesquisadores, o sistema reduz o impacto ambiental, pois utiliza apenas luz, o que dispensa a utilização de energia. Inclusive, a tecnologia óptica torna o sistema imune a raios e interferências, com rápido tempo de resposta e maior alcance. Além disso, a fibra óptica é uma ótima alternativa para a redução de custos, pois ela pode ser compartilhada com o sistema de telecomunicações.

Fonte:

Cesta De Compras