Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasPint of Science realiza debate...

Pint of Science realiza debate sobre máquinas inteligentes

Palestra foi realizada pelos professores Nívio Ziviani e Eduardo Barrére e tratou de temas ligados à inteligência das máquinas


Por Alysson Lisboa/SIMI

Professor Nívio Ziviani durante apresentação do Pint of Science
Crédito: Maíra Duarte/Simi

Parece filme de ficção científica, mas já está acontecendo. Máquinas cada vez mais autônomas e inteligentes começam a povoar o mundo e a aprender sozinhas. Curiosidades como essas saíram dos muros das universidades e invadiram o Museu MMGerdau durante o Pint of Science, festival internacional de divulgação científica, realizado no Café do MMGerdau. Quem apresentou o tema foram os professores Nivio Ziviani, da UFMG, e Eduardo Barrére, da UFJF.

O evento, registrado simultaneamente em 22 cidades brasileiras e diversas partes do mundo, tem o objetivo de divulgar a ciência de um modo mais acessível à população. Pela segunda vez em Belo Horizonte (MG), o festival busca aproximar a ciência das pessoas. “Estamos gerando informação e deixando seu rastro para sistemas o tempo todo. É uma evolução que não tem volta”, comentou o professor Eduardo Barrére.

Automatização, big data, machine learning, internet das coisas e internet preditiva. Os pesquisadores debateram esses temas, trazendo exemplos em várias áreas. Carros já trocam informações entre si e cidades conectadas vão poder contribuir para uma gestão baseada em preditismo.

Câmeras de vídeo e dispositivos de captura de informação poderão informar em tempo real problemas de infraestrutura baseando-se em dados capturados anteriormente, demandando menos recursos públicos. Atualmente, vários dispositivos capturam informações gerando grande volume de dados. Algumas áreas, como saúde e automação industrial, já utilizam máquinas para melhorar, entre outras coisas, diagnósticos médicos, mobilidade e retrabalho humano.

O engenheiro de software Henrique Pinto, que participa pela primeira vez do evento, achou que o tempo da palestra foi curto.  “O tema é tão instigante que precisa de uma discussão mais ampla”, apontou. Ele reconhece que o evento é um ótimo momento para aproximar a população de temas que estão sendo trabalhados na academia.

A bióloga Tais de Souza Silva ressaltou que essa aproximação é muito rica, principalmente para ela que vem de uma área tão diversa. “Acho que esse evento é muito importante para fazer o intercâmbio de conhecimentos, misturando gente que não é familiarizado com o tema e quem conhece um pouco”, disse Tais.

Ao final, os palestrantes responderam perguntas dos participantes e a organização do evento sorteou brindes. O evento é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, e Ensino Superior (Sedectes) e com colaboração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O Pint f Science vai até amanhã, 17 de maio. Ao todo serão abordados 15 temas entre eles: gamificação, memória, mobilidade urbana e educação. Confira a programação completa em www.pintofscience.com.

Fonte:

Cesta De Compras