Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasPlataforma mineira faz negócio...

Plataforma mineira faz negócios no Web Summit Lisboa

Reticket, desenvolvida pela Criasol, funciona como uma revenda de ingressos e ‘acaba com cambistas’, segundo seu idealizador


Por Renato Carvalho/SIMI

Daniel Peron, fundador e dono da Criasol e Ricardo Costa, gerente de atendimento da Criasol no Web Summit Lisboa
Crédito: Arquivo pessoal

A plataforma de revenda de ingressos Reticket, desenvolvida pela Criasol, participou, nesta terça-feira, 6 de novembro, do Web Summit Lisboa, um evento internacional voltado para tecnologia e negócios. A empresa, que contou com o apoio da Fiemg para estar no evento, está expondo o seu negócio para um público de 70 mil pessoas, entre eles grandes empresários.

Daniel Peron, fundador da Criasol e idealizador da plataforma, inscreveu a Reticket na categoria Alpha Startups, programa do evento voltado para startups em estágio inicial. Os selecionados ganham um dia de exposição. “Estamos extremamente satisfeitos e surpresos com a quantidade de conversas que vão gerar negócios. Já conversamos com empresas de diversos países”, disse Peron.

O objetivo do empreendedor é apresentar a startup para produtores de eventos e bilheterias oficiais. Segundo ele, a estrutura do evento facilita bastante esse contato. “Existe um aplicativo em que podemos procurar as pessoas pela nossa área de interesse e marcar reuniões. Qualitativamente está sendo muito bom, já que as pessoas que vêm no nosso estande já sabem quem somos”, explicou.

Crédito: Arquivo Pessoal

Como funciona a plataforma?

A Reticket é uma plataforma de revenda de ingressos. O funcionamento é bem simples. Se você comprou um ingresso e não vai poder ir mais ao show, por exemplo, pode revendê-lo a partir da plataforma. Do outro lado, se você quer comprar um ingresso de algum evento, mas nas bilheterias oficiais os tíquetes já estão esgotados, a Reticket te ajuda a fazer a conexão com alguém que quer repassar o ingresso.

Segundo Daniel, a plataforma é extremamente segura e garante 100% da operação. “A Reticket é integrada com as bilheterias e isso garante a segurança”, conta. “Se alguém me vende um ingresso, eu o valido junto à bilheteria. Se for verdadeiro, ele entra para o meu marketplace. Quando é vendido na minha plataforma, a bilheteria gera um novo tíquete para o novo comprador”, acrescenta Daniel.

Como define o próprio idealizador, a plataforma acaba com o cambismo e limita o número de ingressos comprados por pessoa.

Sentiu na pele

A ideia da plataforma surgiu de um problema que Daniel enfrentou em 2016. Ele havia comprado um ingresso para o show do Coldplay no Rio de Janeiro com antecedência. Entre a compra e a data do show, o fundador da Criasol começou a namorar e decidiu levar a namorada. Para isso, ele precisou comprar um ingresso em um grupo do Facebook. Ao chegar no show, Daniel passou pela catraca e entrou. Já sua namorada ficou barrada, já que o ingresso dela era duplicado. O tíquete havia sido usado 30 minutos antes. “Tentei por muito tempo colocá-la para dentro, mas não teve jeito. Perdemos o show, que era no dia do meu aniversário, com vários amigos meus dentro do estádio”, lembra.

Daniel ainda conta que durante o tempo em que esteve na portaria presenciou várias pessoas que também sofreram com o golpe. “Fui embora chateado. E aí tive a ideia da Reticket. Submeti a ideia no Go Minas, do Sebrae, para pré-aceleração. Em 2017 fui ao Web Summit para validar a ideia e conversamos com gente de todo o mundo. A partir daí, a Criasol o desenvolveu”, finaliza.  

Fonte:

Calendar

setembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Cesta De Compras