Grande companheira da diversão, a internet oferece também soluções gratuitas e de qualidade para quem quer aprender
Por Da redação
Depois das festas de fim de ano, férias e carnaval, é hora de focar nos estudos. E quanto mais recursos para incentivar e facilitar o aprendizado, melhor. Plataforma criada pela Fundação Lemann, com curadoria de um time de especialistas reúne, desde um aplicativo de apoio à alfabetização, até apps que ajudam vestibulandos a estudar para o ENEM.
No aprenda.online é possível acessar sites e jogos para estudar de graça. Mais de 12 milhões de pessoas no Brasil já estão acessando a ferramenta que facilita a vida do estudante oferecendo, em um só lugar, exercícios, simulados, videoaulas, dicas e jogos. Na plataforma o estudante encontra ainda aplicativos como o Gatópolis, o EDU.app e o Geekie Games. O portal abriga ainda o maior site gratuito de ensino de matemática do mundo, o Khan Academy, além de vários recursos para estudar programação como o Scratch, Codecademy e a Code.org.
“A ideia é que a Internet seja uma aliada da educação. O aluno pode acessar os recursos da plataforma sempre que precisar de um apoio, dentro e fora da escola, e também para se preparar o Enem e os vestibulares”, explica Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann. ”O mais interessante desses recursos é permitir um ensino personalizado, em que cada um aprende no seu próprio ritmo e segundo as dificuldades individuais. Muitas das ferramentas como Khan Academy e Geekie Games são, inclusive, adaptativas, ou seja, são capazes de identificar as principais lacunas e habilidades do estudante e sugerir um roteiro de estudos segundo as necessidades individuais”, completa.
Estudantes podem aprender mais facilmente com as seguintes ferramentas:
Coursera:
Portal com cursos das melhores universidades do mundo, incluindo USP e Unicamp. Os mais procurados por brasileiros têm suas vídeoaulas legendadas para o português.
Gatópolis:
Aplicativo gratuito de apoio à alfabetização. Para a criança é um divertido jogo do Super-Gato e seus amigos. Para o professor, é mais uma recurso no início da alfabetização.
Khan Academy:
Maior site gratuito de matemática do mundo, com milhares de vídeoaulas, exercícios e desafios para aprender das operações básicas ao cálculo.
YouTube EDU:
No oceano de vídeoaulas do youtube, um time de especialistas selecionou o melhor conteúdo para estudar disciplinas do Ensino Fundamental ao Médio.
EDU.app:
Aplicativo desenvolvido com o conteúdo do YouTube EDU que traz videoaulas, exercícios, dicas de prova e orientações com um foco especial no Enem, tudo organizado de acordo com o conteúdo e os critérios do exame.
Geekie Games:
Um desafio inteligente para aqueles que se preparam para o ENEM 2016. O site identifica as necessidades de cada aluno já no teste inicial e, então, recomenda materiais e exercícios específicos. Todo o conteúdo é baseado em provas reais.
Scratch:
Ensina os fundamentos da programação de um jeito simples, como brincar com blocos de montar.
Programaê!:
Portal com diferentes ferramentas online e gratuitas para aprender a programar – da criação de sites e aplicativos ao conhecimento sobre linguagens específicas de programação.
Code.org:
Referência mundial em ensino de programação, criou um currículo recheado de mini games, atividades off-line e vídeos com celebridades que apresentam os conceitos fundamentais de programação.
Codecademy:
Para quem que quer começar a aprender a programar, criar seu próprio negócio ou até mesmo para aqueles que já têm certa experiência e querem se aperfeiçoar em alguma linguagem de programação.
Foto: Pixabay
Fonte: