Dispositivo tem uma câmera que capta todos os rostos próximos ao policial e resultados são disponibilizados quase instantaneamente
Por Redação

A polícia chinesa está embarcando de vez na inteligência artificial. Utilizando óculos de reconhecimento facial, os agentes policiais do país mais populoso do mundo são capazes de identificar suspeitos e foragidos mesmo em meio às multidões das grandes cidades.
Compostos por lentes escuras, os óculos têm uma pequena câmera capaz de captar todos os rostos de pessoas próximas ao policial. A informação é cruzada com a base de dados da polícia em busca de coincidências com a lista de suspeitos. Os resultados são disponibilizados quase instantaneamente em um dispositivo móvel.
Desenvolvido pela empresa chinesa LLVision Technology Co., o sistema é capaz de encontrar uma pessoa a partir de uma lista com 10 mil suspeitos em apenas 100 milissegundos. No entanto, a precisão pode variar se houver interferência no ambiente.
A China é líder mundial em reconhecimento facial: são 170 milhões de câmeras ativas em diversas cidades e a previsão é de que outras 400 milhões sejam instaladas nos próximos anos. Muitos destes dispositivos também são capazes de fazer reconhecimento facial.
As autoridades chinesas argumentam que o sistema de videovigilância serve tanto para evitar quanto para prever crimes. Mas algumas pessoas e instituições temem que a tecnologia esteja se sobrepondo ao direito à privacidade e que tal poder possa ser utilizado para seguir dissidentes políticos.
E você: o que acha dessa possibilidade?
Fonte: