Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasPrêmio José Reis vai agraciar ...

Prêmio José Reis vai agraciar profissional que atua com divulgação científica

Interessados podem se inscrever até o dia 22 de abril pelo site da iniciativa


Por Redação

Crédito: CNPq/Divulgação

Um dos mais tradicionais reconhecimentos da divulgação científica no Brasil chega à sua 39ª edição. Em 2019, o Prêmio José Reis, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), será dedicado à categoria “pesquisador ou escritor” que tenha atuação significativa como divulgador da Ciência, Tecnologia, Inovação para o grande público.

O vencedor/vencedora recebe R$ 20 mil, diploma e passagem aérea, além de hospedagem para participar da 71° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho deste ano, em Campo Grande (MS).

Na ocasião, o agraciado ministrará conferência sobre o conjunto dos seus trabalhos durante a programação da Reunião Anual da SBPC.

As inscrições estão abertas até o dia 22 de abril de 2019. Para se inscrever, o candidato deve enviar a ficha de inscrição disponível no site do Prêmio.

Quem foi José Reis?

Instituído em 1978, o Prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, que teve uma grande atuação no fortalecimento da divulgação científica no Brasil.

Reis foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e de sua revista “Ciência e Cultura”. Manteve, por 55 anos, uma coluna no jornal Folha de S. Paulo.

Em 2018, ganhou uma biografia e um site sobre seu acervo. A obra José Reis: caixeiro-viajante da ciência foi produzida com base no acervo do cientista, composto por cerca de 9.500 itens, sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Já o site Acervo José Reis explora o vasto legado do autor nas diversas áreas em que atuou.

Sobre o Prêmio

Há mais de 40 anos, o Prêmio José Reis vem cumprindo sua missão de revelar e reconhecer grandes nomes que contribuem significativamente para a divulgação científica no país.

Anualmente, é escolhido um nome em uma das três categorias, que se revezam:

  • Jornalista em Ciência e Tecnologia
  • Instituição e Veículo de Comunicação
  • Pesquisador e Escritor

Todos os candidatos devem ter contribuído, significativamente, para a formação de uma cultura científica e por tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação conhecidas da sociedade.

A escolha é feita por uma Comissão Julgadora, designada pelo Presidente do CNPq, composta por seis membros, sendo 3 de sua livre escolha e 3 indicados pelas seguintes entidades: Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) e SBPC.

Fonte: Minas Faz Ciência

Cesta De Compras