Bloom Business Technology estruturou negócios de 117 empresas incubadas e registrou o processo e resultados em publicação lançada na manhã desta quinta-feira, 30 de junho
Por Franco Serrano/SIMI
O Bloom Business Technology (BloomBTech) é um Programa de Desenvolvimento Estratégico de Empresas Incubadas em Minas Gerais. Ele foi promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rede Mineira de Inovação (RMI) e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). Além disso, o programa é executado pela Wylinka – organização sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento de ecossistemas de inovação – e tem como propósito o direcionamento estratégico das empresas incubadas do Estado.
São diversas ideias inovadoras para o mercado. Um sistema de irrigação que monitora em tempo real as condições da plantação, uma plataforma online que une pessoas que querem aprender e ensinar determinada temática, um sistema que fideliza clientes de bares e restaurantes. Esses são exemplos de soluções inovadoras desenvolvidas por mais de 110 empresas mineiras de tecnologia.
O objetivo do programa é fortalecer o posicionamento estratégico das empresas incubadas por meio da análise interna das suas competências técnicas e de gestão, contribuindo na identificação dos potenciais de mercado. Durante sete meses todas as incubadoras foram analisadas, somando-se 600 reuniões, mais de 250 pessoas capacitadas em 440 horas de workshop em 13 cidades mineiras. “Ter o acompanhamento do que está acontecendo nas incubadoras de Minas Gerais é muito importante para o Estado. Precisamos de informação para trabalhar junto”, destacou o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Dias.
Contribuindo para o resultado da ação, foi desenvolvido um e-book que apresenta os diagnósticos levantados, a metodologia usada, além dos cases das empresas participantes. “O trabalho da Sectes é potencializar as empresas de tecnologia. É com informação que vamos prosperar a economia e seguir rumo ao sucesso. Essa nova ferramenta irá, sem dúvidas, contribuir para isso”, destacou ainda o subsecretário.
Os resultados atingidos pelo programa irão contribuir para o crescimento das incubadas, fortalecendo a visão estratégica, priorizando iniciativas que são mais decisivas para os negócios. O investimento que a Sectes realiza em startups e incubadoras facilita o ecossistema inovador e empreendedor mineiro.
Confira a matéria especial da TVSimi no evento:
Fonte: