Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasPrograma iTec: inscrições aber...

Programa iTec: inscrições abertas para empresas e instituições com desafios e soluções tecnológicas

Plataforma que movimenta tríplice hélice no Brasil aceita desafios até 27 de maio


Por Redação

Com inscrições válidas até o dia 27/5, o objetivo desta iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação é aproximar empresas arrojadas e parceiros com conhecimento de fronteira para aumentar a geração de negócios tecnológicos e a competitividade.

O Programa iTec convida os atores do Sistema Nacional de Inovação (SNI) – empresas demandantes por tecnologia – para a Chamada do Programa iTec 2016, que tem como objetivo aumentar a geração de negócios tecnológicos por meio do uso contínuo e constante da Plataforma iTec.

As empresas selecionadas receberão suporte da equipe iTec nas fases de identificação, preparação e submissão de desafios tecnológicos na plataforma. Serão selecionadas as seis organizações que tiverem melhor avaliação nos seguintes critérios:
• Histórico de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I);
• Experiência com parcerias;
• Capacidade de investimento em projetos de parceria;
• Aderência dos desafios tecnológicos da organização ao conceito da plataforma.

As inscrições serão avaliadas por um Comitê de Gestão Estratégica do Programa, composto por representantes de instituições parceiras. No caso de propostas equivalentes, será priorizada a empresa que tiver se inscrito primeiro na chamada.

Podem participar empresas e instituições de qualquer porte, com interesse e capacidade financeira para realizar parcerias tecnológicas.

Na primeira chamada para postagens e suporte de desafios e soluções tecnológicas na Plataforma iTec, que aconteceu em 2015, empresas como Embraer, Vale, Irani, Braerg, Bosch, AES Brasil, Grupo Vamtec, Pirelli, Stefanini, Nestlé, Natura, Votorantim e Dow receberam suporte do iTec e fizeram negócios e parcerias estratégicas a partir da plataforma digital.

Resultados
Apenas em 2015, primeiro ano de vigência do programa, 30 empresas utilizaram a Plataforma iTec para postar cerca de 90 desafios. Nesse período, 450 soluções foram inseridas por 187 empresas de todos os portes, universidades, institutos de pesquisa e startups. Além disso, foram contabilizadas cerca de 500 notificações, que são encontros virtuais entre desafios e soluções; e o site da Plataforma recebeu mais de 180 mil acessos desde seu lançamento.

Esses resultados animam a equipe do programa. “Estamos muito satisfeitos com essas negociações, pois estamos em fase de aperfeiçoamento e divulgação do programa, que já gera bons frutos e, com certeza, trará resultados ainda melhores. Em um ano, a Plataforma iTec já está se consolidando como uma importante ferramenta para que demandantes por tecnologia e solucionadores pratiquem inovação aberta e realizem parcerias e negócios tecnológicos”, aponta Vera Crósta, coordenadora do programa.

A Bosch foi uma das primeiras empresas a utilizar os serviços da Plataforma iTec e postou 7 desafios referentes à diferentes setores. Um deles, por exemplo, sobre a redução do consumo de água em processos galvânicos “Para nós, foi uma experiência muito interessante e com grandes aprendizados. Conseguimos postar uma quantidade satisfatória de desafios na Plataforma iTec e já estamos colhendo bons frutos, tanto com o aprendizado em utilizar o Open Innovation na empresa, quanto na aproximação com outras instituições e, principalmente, universidades”, disse o engenheiro de tecnologia e inovação da Bosch, José Velloso.

Visite o site da Plataforma iTec: plataformaitec.com.br, conheça os desafios postados e saiba como utilizar o serviço para auxiliar a inovação aberta.

*com informações de MCTI

Fonte:

Cesta De Compras