InicialBlogNotíciasPrograma realiza diagnóstico e...

Programa realiza diagnóstico em empresas incubadas no estado

Bloom Business Tecnology busca dar foco estratégico às empresas mineiras

Por Franco Serrano/SIMI

Equipe da Rockett – Inova/UFMG

O Bloom Business Technology (BBT) é um Programa de Desenvolvimento Estratégico de Empresas Incubadas em Minas Gerais. Atualmente ele é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rede Mineira de Inovação (RMI) e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). Além disso, o programa é executado pela Wylinka – organização sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento de ecossistemas de inovação –, e tem como propósito o direcionamento estratégico das empresas incubadas do Estado.

O programa ocorre em quatro etapas, o BBT passa pelos processos de diagnóstico de processos chave, proposição de estratégias, construção de planos de ação e acompanhamento de sua implementação.

O objetivo da ação é fortalecer o posicionamento estratégico das empresas incubadas, por meio da análise interna das suas competências técnicas e de gestão, contribuindo para indicar quais são os seus potenciais mercados, além da definição de diretrizes que norteiam todas as inciativas e ações a serem executadas para o desenvolvimento futuro dos negócios.

Neste momento a Sectes e o Sebrae trabalham em conjunto para lançar um e-book, com um compilado dos diagnósticos levantados durante o programa, a metodologia usada, além dos cases das empresas participantes e que deverá ser lançado em breve.

Projeto Incit/Itajubá

Por dentro do BBT
Participaram, ao todo, 110 empresas espalhadas por 13 cidades e divididas em 17 incubadoras. Nas áreas de atuação, o destaque se deu para empresas com foco em software e saúde, com 27 e 19 empresas participantes, respectivamente. Durante o programa foram mais de 440 horas de workshops, com mais de 250 participantes envolvidos em mais de 20 metodologias diferentes.

Responsável pela IBT/Critt, Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia de Juiz de Fora, uma das incubadoras participantes do programa, Leonardo Frossard, exaltou a oportunidade de participar do programa: “O BBT é mais uma conquista do setor no suporte prestado às empresas atualmente vinculadas ao Critt, que veem na consultoria um reforço no estabelecimento de metas e, posteriormente, ao avanço no processo de incubação”, afirma.

Para Ana Carolina Calçado, diretora da Wylinka, executora da ação, o programa ajuda no crescimento das incubadas do estado “é um programa de direcionamento estratégico com base tecnológica para potencializar os resultados das incubadas por meio do diagnóstico da visão estratégia vislumbrando seus desafios e as oportunidades. ” E completa “Elas são apresentadas aos pontos observados no diagnóstico, para, por fim produzir um plano de ação e colocar em prática”

Clique aqui e conheça outros projetos realizados pela Wylinka.

Fotos: Divulgação/Wylinka