Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasProgramaê! incentiva jovens br...

Programaê! incentiva jovens brasileiros a inovarem com a criação de softwares, apps e sites

O movimento reúne alunos, professores e pais no sentido de aproximar a programação de jovens de todo o Brasil


Por Da redação

Lançado em 2014, o Programaê!, fruto da parceria entre a Fundação Lemann e a Fundação Telefônica Vivo, é um movimento que reúne alunos, professores e pais no sentido de aproximar a programação de jovens de todo o Brasil. Para os idealizadores acreditam que a tecnologia tem um poder transformador incrível.

“No Programaê! são utilizadas duas estratégias para abordar o ensino de programação: o “aprender a programar”, ou seja, trazer a tecnologia como um instrumento e preparar o jovem para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, em que a tecnologia está, cada vez mais presente. A outra estratégia é “programar para aprender”, no qual atuamos com um formato de ensino de programação mais sutil, geralmente iniciado com crianças ainda bem jovens. Trata-se do trabalho com o pensamento computacional, em que a programação nada mais é do que uma forma de exercitar a criação de projetos como animações, jogos, app, site, história etc.

O app desenvolve habilidades como criatividade, resiliência, pensamento analítico, resolução de problemas entre outras. A linguagem da programação prepara as crianças e os jovens para o idioma do futuro. Além disso, o Programaê! é um movimento que contribui para o desenvolvimento de competências como raciocínio lógico, criatividade e visão crítica do mundo. “Com isso, teremos soluções e tecnologias mais adequadas para enfrentarmos os desafios da humanidade”, complementa Luis Guggenberger, gerente de projetos na Fundação Telefônica Vivo.

A meta do projeto para 2016 é garantir que pelo menos 300 mil jovens possam mensalmente desenvolver atividades nas plataformas apoiadas pelo programa e que 110 mil jovens sejam formados nos cursos oferecidos. De março de 2014 a março de 2016 cerca de 434 mil usuários já utilizaram a plataforma de ensino, dos quais 31,78% em São Paulo; 10,39% no Rio de Janeiro; 8,81% em Belo Horizonte; e em outras localidades como: Paraná, Bahia, Ceará, Santa Catarina, entre outros.

Os conteúdos podem ser acessados online . “Auxiliamos voluntários a criarem clubes de código com escolas locais por meio da Code Club Brasil, um de nossos parceiros.”, complementa Lucas Machado. Atualmente, o Programaê! conta com oito parceiros de conteúdo: Codecademy, Code.org, Khan Academy (currículo de Ciência da Computação), Scratch e URI JudgeOnline. Os cursos mais procurados são de Web – HTML/CSS e JavaScript.

Para conhecer melhor a inciativa e tudo o que o Programaê! já oferece, acesse: programae.org.br

Fonte:

Cesta De Compras