Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasProjeto do Inatel vai transfor...

Projeto do Inatel vai transformar Santa Rita do Sapucaí em uma SmartCity

Iniciativa habilitada pelo BNDES terá parceiros, entre TIM, Ericsson e startups, para criar soluções inteligentes integradas a Internet das Coisas


Por Redação

Cidade é referência em inovação em Minas Gerais
Crédito: Divulgação

A cidade mineira Santa Rita do Sapucaí, conhecida como o Vale da Eletrônica, no Sul de Minas Gerais, está prestes a se tornar uma cidade inteligente. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) habilitou o Inatel para a execução de um projeto piloto.

Esse projeto será realizado em parceria com a Prefeitura e com as empresas Ericsson e TIM, além das startups Pixel, Das Coisas, Fractum e Laager. A ideia é que o modelo seja replicado também nas cidades de Caxambu (MG) e Piraí (RJ).

A iniciativa prevê a implantação de soluções inteligentes para iluminação, segurança e rastreamento de veículos a partir de Internet das Coisas. O projeto ainda precisa cumprir requisitos e ser submetido à aprovação da diretoria do BNDES. A liberação dos recursos deve ocorrer dentro de seis meses e as aplicações deverão ser feitas em até 24 meses.

“O primeiro passo será conectar os postes da cidade para criar uma rede cobrindo todo o município. Com isso, será possível habilitar os serviços inteligentes de iluminação. Na sequência, serão instaladas câmeras de segurança em todos os postes. Com o ambiente preparado, será possível posteriormente implantar outras tecnologias, como soluções de identificação facial, estacionamento inteligente etc. Portanto, a intenção é que o projeto induza o surgimento de novas soluções que atendam às necessidades do município”, explica Leandro Guerzoni, gerente de Desenvolvimento de Negócios do Inatel.

Parcerias

A iniciativa integra as ações do Inatel Smart Campus, que tem como uma de suas finalidades estender os resultados das pesquisas realizadas dentro da instituição para a comunidade. Além disso, a parceria com a TIM e a Ericsson, que trabalham em conjunto e investem no desenvolvimento tecnológica da rede da cidade, tornou o projeto viável.

A rede 4G da cidade é a primeira no Brasil habilitada com a funcionalidade NB-Iot, que permite viabilizar a criação de soluções inteligentes para a cidade. Com a população conectada através dos celulares, basta que a nova geração de dispositivos utilizem da mesma conectividade fornecida pelas operadoras para trazer benefícios ao município e cidadãos.

É aí que entra a Ericsson, como um agência tecnológico desta mudança, “integrando as camadas do ecossistema (dispositivos, conectividade, aplicações) e permitindo que novas ideias sejam rapidamente convertidas em soluções práticas”, destaca Leandro Nobre, CTO da Ericsson para a TIM.

Fonte:

Cesta De Compras