Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasResiduall vence rodada mineira...

Residuall vence rodada mineira do programa internacional GSEA

Finalista nacional será conhecido no dia 7 de fevereiro, no Rio de Janeiro, e disputará a grande final mundial na Alemanha em abril


Por Alysson Lisboa

Sexta-feira (27/1) foi dia de conhecer os finalistas da GSEA (Global Students Entrepreneur Awards), premiação mundial de estudantes empreededores. O evento aconteceu no Seed, mesmo local em que a empresa vencedora, a Residuall, foi acelerada. O objetivo do GSEA é empoderar e ajudar empreendedores de diversas partes do mundo. O responsável pela divisão do evento na América Latina, Brian Sutcliffe, ressaltou a qualidade do trabalho da Residuall e o grau de maturidade da startup. Quem vencer a etapa nacional vai se juntar a outros 50 participantes para disputar o prëmio final de US$ 20 mil na Alemanha.

Luiz Grilo da Residuall, estudante de Engenharia de Controle de Automação da UFMG, defendeu a empresa e seu sonho empreendedor com “sangue nos olhos” e isso, para os jurados, foi preponderante para que ele levasse o grande prêmio. “Recebemos muitos ‘nãos’ durante quase dois anos, mas aprendemos com isso a sermos resilientes˜, completou Luiz. Depois de passarem por vários programas de aceleração e após a terceira rodada do Seed, a empresa decidiu alçar voos mais altos e se profissionalizar. “O foco é trabalhar no crescimento da empresa e não mais participar de programas de aceleração”, finalizou Grilo.

A primeira a apresentar no GSEA foi Tatiane Ribeiro Gonçalves, de 36 anos, estudante de Farmácia na Faculdade Pitágoras. Ela percebeu que o mercado de cosméticos não tinha muita preocupação e consciência em trabalhar produtos naturais, livre de parabenos, alumínio e diversos outros componentes nocivos à saúde. Tatiane sonha em levar o projeto à comunidade da Serra do Cipó e transformar o nome da empresa, Raiz e Cipó, em uma referência nacional. O segundo a se apresentar foi Yan Froes, da Auty. O jovem estuda controle e automação na UFOP e sua empresa trabalha com controle de aparelhos por meio de aplicativos e dispositivos móveis. 

Será que as pessoas sabem o tanto de lixo que geram? Essa pergunta permeou a cabeça de Pedro Aguiar, estudante de Engenharia Ambiental da UFMG, na hora de criar a startup Pegada de lixo. Ele foi o terceiro a se apresentar no GSEA. Na plataforma, além de ter a dimensão de quanto produzimos de lixo, é possível receber dicas preciosas para reduzir a produção de resíduos. Quanto mais você economizar e reduzir seu gasto, mais pontos você acumula que podem ser trocados por promoções e descontos em estabelecimentos. O projeto ficou em segundo lugar. 

Fonte:

Cesta De Compras