Apresentação na Campus Party MG 3, durante o FINIT Festival, mostrou como a tecnologia está transformando empresas
Por Renato Carvalho/SIMI
A inteligência artificial é uma das maiores tendências da tecnologia dos últimos anos. A eficiência na análise de dados e a automação de serviços geram economia nos recursos e fazem com que as empresas busquem, cada vez mais, a tecnologia.
Na Campus Party Minas Gerais 3, Danilo Silveira, arquiteto de soluções da IBM Watson, apresentou a solução em um painel. Segundo ele, os dados não estruturados, como vídeos, fotos e áudios, estão crescendo exponencialmente e, cada vez mais, se torna mais difícil analisar toda essa informação. Dessa forma, as soluções em inteligência artificial são cada vez mais necessárias para garantir a competitividade das empresas no mercado.
A tecnologia, no entanto, não vai substituir a mão de obra humana, garante o arquiteto. “O Watson vai agregar e facilitar o trabalho dos profissionais, que vão poder se dedicar a funções menos mecânicas”, conta.
Hoje, a tecnologia da IBM já ajuda, por exemplo, a identificar doenças e apontar diagnósticos de forma rápida e assertiva. Em outros casos, auxilia no atendimento a clientes, por meio de chatbots, e até em estratégias educativas, como na Pinacoteca de São Paulo, em que a tecnologia é usada para promover interação entre visitantes e obras.
Tree LAB
Em Nova Lima, a IBM em conjunto com a Fundação Dom Cabral (FDC) e a MRV mantêm o Tree LAB, um laboratório dedicado ao ensino de executivos para o mercado do futuro. No espaço, os líderes empresariais têm acesso a soluções tecnológicas e a atividades de experimentação que os ajudam a transformá-los em agentes mais ativos, imaginativos e produtivos. O Tree LAB fica na sede da FDC.
Startup With IBM
A IBM conta com um programa voltado para startups. O Startup With IBM dá às empresas iniciantes US$ 120 mil em créditos gratuitos para o serviço de nuvens da IBM. Os créditos podem ser usados para acessar mais de 130 serviços, incluindo o Watson, IBM Blockchain, Analytics e Security.
http://www.simi.org.br/noticia/Em-2019-as-empresas-vao-conversar-com-voce-como-seus-amigos
Fonte: