Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasScratch Day incentiva o aprend...

Scratch Day incentiva o aprendizado de programação em eventos por todo o país

Movimento gratuito promove o interesse pela plataforma Scratch para quem deseja aprender mais sobre programação


Por Redação

No sábado (14) será realizada a sétima edição do Scratch Day, evento global que celebra o desenvolvimento de projetos que utilizam o Scratch – site que permite que pessoas de todas as idades aprendam a programar de maneira lúdica.

Criado em 2009, o projeto conta com o apoio do Programaê! – movimento fruto de uma parceria entre a Fundação Lemann e a Fundação Telefônica Vivo, que busca unir a tecnologia e a educação por meio da programação.

Scratchers de todos os níveis podem participar gratuitamente pelo endereço programae.org.br/ScratchDay ou criar o seu próprio evento físico, como já estão fazendo praticantes em mais de 400 pontos cadastrados como escolas, grupos de pessoas de uma mesma região e fab labs. No site do Scratch Day Brasil o usuário encontra sugestões de trilhas até para quem nunca programou e quer dar seus primeiros passos. Além disso, também existem atividades que podem ser executadas sem o uso da internet.

Lucas Machado Rocha, coordenador de projetos da Fundação Lemann, ressalta a importância da organização de encontros dentro das escolas: “Programar melhora o raciocínio lógico e liberta a criatividade, e criar jogos em Scratch é uma maneira incrível de despertar o interesse de crianças e jovens em idade escolar”. Luis Guggenberger, gerente de projetos na Fundação Telefônica Vivo, complementa: “Com isso, teremos soluções e tecnologias mais adequadas para enfrentarmos os desafios da humanidade”. O objetivo é impactar cerca de 3 mil pessoas em todo o país.

Scratch Day em Minas Gerais
O Programaê! em parceria com o Amplifica – seminário para educadores realizado em parceria com a Escola do Sebrae (EFG Sebrae) com foco na capacitação do corpo docente para a transformação da sala de aula com ferramentas digitais colaborativas – vai utilizar a ferramenta em Belo Horizonte no mesmo dia, 14 de maio.

Por meio das hashtags, como #ScratchDay, #ScratchDayBR, #Programae e #Programaê projetos serão selecionados e divulgados nas redes sociais do movimento.

Acesse programae.org.br/ScratchDay, inscreva-se e faça parte da comunidade Scratch!

Foto: Sanjay Kattimani/wordpress

Fonte:

Cesta De Compras