Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasSebrae ajuda startups a entrar...

Sebrae ajuda startups a entrarem no mercado

Cerca de 22% das empresas selecionadas para aceleração e incubação em todo o país foram atendidas pela instituição este ano


Por Redação

Duas a cada dez startups selecionadas em programas de aceleração e incubação em 2016 foram atendidas pelo Sebrae. A instituição, conhecida por apoiar os micro e pequenos empreendedores, mapeou startups escolhidas em dez programas de aceleração do país entre elas o SEED, do governo de Minas. Das 468 startups que estão sendo ou serão aceleradas ou incubadas nesses programas, 103 receberam orientação do Sebrae durante a estruturação do negócio.

Aposta na inovação
Em 2015 o Sebrae atendeu 855 startups e a previsão é que esse número aumente para 1,2 mil até o final de 2016. A instituição apoia todos os estágios de uma startup, especialmente os de ideação – momento de testar e validar a ideia do negócio e formalizar o empreendimento – e operação, que é hora de colocar a empresa para funcionar gerenciando um sistema e controlando recursos humanos, materiais e financeiros da empresa. O Sebrae atende, ainda, outros os estágios do negócio.

Para o coordenador nacional de startups do Sebrae, Márcio Brito, a quantidade de empresas selecionadas para incubação e aceleração é resultado do trabalho feito desde 2013 pelo Sebrae para se aproximar dos empreendedores digitais, entender suas demandas e desenvolver um atendimento adequado para esse grupo. “Isso mostra que estamos no caminho certo”, afirma. “Nosso objetivo é melhorar o empreendedor e, consequentemente, a empresa. Desse modo apresentamos a melhor forma de gerir a empresa, seja sozinho ou por meio de iniciativas do mercado. Ações de capacitação, inovação e acesso a mercados, que é o propósito desses programas, buscamos cada vez mais aumentar esses números”, ressalta.

Segundo ele, a oportunidade de participar de programas de incubação e aceleração é muito rica pois possibilita conexões que impulsionam o desenvolvimento das empresas. “Ela entra realmente no mercado em uma rede focada no investimento. Em pouquíssimo tempo o empresário está pronto para ganhar mercado e crescer”.

Por onde começar?
O Sebrae possui uma cartilha com dicas de como tirar a ideia do papel e montar uma startup de sucesso, disponível gratuitamente aqui. A entidade também atende os inovadores de plantão, que podem ir até a unidade de atendimento mais próxima ou ligar no 0800 570 0800.

Fonte:

Cesta De Compras